Professor iniciante nas licenciaturas e os contextos emergentes: aprendizagem para/na docência
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Data
2020-12-11Primeiro membro da banca
Powaczuk, Ana Carla Hollweg
Segundo membro da banca
Feldkercher, Nadiane
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa insere-se na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento
Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal
de Santa Maria/RS. Objetivamos compreender os movimentos produzidos na
aprendizagem da docência em meio aos contextos emergentes, enfocando nos
professores iniciantes que atuam nos cursos de licenciatura da UFSM. Isso pois a
Educação Superior vem se reconfigurando frente às transformações sociais,
econômicas e culturais que amplificam e complexificam a docência, principalmente
nos processos de formação de professores. Para isso, buscamos responder ao
seguinte problema de pesquisa: quais são os movimentos produzidos pelos
professores iniciantes nos processos de aprender a docência nas licenciaturas, em
meio aos contextos emergentes? Como aporte teórico-metodológico, utilizamos
Bolzan (2001, 2002, 2009, 2011, 2012, 2017), Isaia e Bolzan (2009), Isaia (2006,
2009), Cunha (2004, 2007, 2009), Morosini (2006, 2013, 2014, 2016), Tardif (2002,
2011), Imbernón (2009, 2011) e entre outros autores que sustentam o estudo. A
pesquisa é de caráter qualitativo narrativa sociocultural. Realizamos entrevistas, a
partir de tópicos guia, com o intuito de compreender o que os cinco sujeitos
participantes têm a dizer sobre a trajetória pessoal e profissional, os contextos
emergentes e a aprendizagem para/na docência. A partir das narrativas,
evidenciamos as categorias docência e processos formativos que, perpassadas pelos
contextos emergentes, configuram a aprendizagem docente dos professores
iniciantes. Os elementos encontrados nas recorrências evidenciam que diferentes
saberes são acionados pelos professores formadores e iniciantes, dos quais se
destacam os saberes específicos e da experiência. Esses são mobilizados frente às
demandas de ensino, pesquisa, extensão e gestão que, aliados a outros contextos
emergentes oriundos da expansão universitária, como as tecnologias digitais, as
ações afirmativas, à internacionalização e a diversidade estudantil, repercutem no
modo de atuação docente. Esses contextos emergentes se colocam como desafios
frente à dinamização dos conhecimentos universitários, das exigências da profissão e
da especificidade dos cursos de formação de professores. Assim, a docência se
complexifica na medida em que as transformações da sociedade emergem na
aprendizagem docente, na qual os movimentos de alternância pedagógica e
resiliência docente implicam no processo de aprender a docência do professor
iniciante que atua como formador de formadores.
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