Avaliação da aprendizagem escolar realizada por professores de ensino médio
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Data
2020-10-21Primeiro membro da banca
Valle, Maria Teresa Esteban do
Terceiro membro da banca
Gama, Maria Eliza Rosa
Metadata
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Os processos avaliativos estão presentes no nosso cotidiano, ou seja, em vários momentos ou
situações em nossas vidas somos submetidos a alguma forma de avaliação. A avaliação da
aprendizagem, por sua vez, é parte constitutiva dos processos de Educação Escolar. Tradicionalmente,
os professores realizam práticas avaliativas com seus alunos, nas quais utilizam como instrumento
básico de avaliação a costumeira prova escrita. O mais comum tem sido que essas provas sejam
estruturadas de modo a privilegiar a memorização de fatos e dados, ao invés de avançar para níveis
mais sofisticados e complexos do processo cognitivo, como, por exemplo, a compreensão, a aplicação,
a análise e a síntese. A partir dessas considerações desenvolvemos esta pesquisa empírica de
natureza qualitativa, a qual teve como foco a “avaliação da aprendizagem de alunos do Ensino Médio”
e objetivou “compreender os processos avaliativos desenvolvidos por professores de Ensino Médio”.
Ela foi desenvolvida no âmbito do Grupo de Estudos, Pesquisa e Intervenções “Inovação Educacional,
Práticas Educativas e Formação de Professores” (INOVAEDUC), e esteve vinculada ao Projeto de
Pesquisa guarda-chuva desse grupo, intitulado “Necessidades para o Trabalho Docente em Escolas
Públicas para a Permanência Efetiva e a Aprendizagem Qualificada de Alunos de Ensino Médio no
Brasil (NETRADOCEM)”. Para orientar o desenvolvimento desta pesquisa, no sentido de alcançar o
objetivo proposto, estabelecemos o seguinte problema de pesquisa: “Que aspectos principais
caracterizam as práticas avaliativas realizadas por professores de Escolas Públicas de Ensino Médio,
sediadas em Santa Maria/RS?” Para nos auxiliar a responder este problema, foram elaboradas 05
questões de pesquisa, a saber: (1) Com que finalidades professores que atuam em Escolas Públicas
de Ensino Médio (EPEM) de Santa Maria avaliam as aprendizagens dos seus alunos?; (2) Que
categorias do processo cognitivo costumam ser contempladas por professores do Ensino Médio, na
avaliação das aprendizagens por eles realizada?; (3) Que tipos de conteúdos costumam ser
contemplados por professores do Ensino Médio, na avaliação das aprendizagens de seus alunos?; (4)
De que formas professores de Ensino Médio utilizam os instrumentos de avaliação das aprendizagens
dos seus alunos?; (5) Como se dão as influências nos processos de avaliação das aprendizagens dos
alunos, desenvolvidos por professores de Ensino Médio? Utilizamos três fontes para a coleta de
informações: (1) Sujeitos: professores atuantes em EPEM; (2) Documentos: instrumentos de avaliação
utilizados por esses professores; (3) Espaços de interação social: conselhos de classe realizados em
Escolas Públicas de Ensino Médio. Para coleta de informações, utilizamos os seguintes instrumentos:
(1) Entrevistas, realizadas com 16 professores atuantes em EPEM; (2) Roteiros de Análise Textual,
utilizados para os dois tipos de instrumentos de avaliação de aprendizagem analisados: provas escritas
e trabalhos; (3) Observações, realizadas nas sessões de 11 conselhos de classe em EPEM. Para a
organização e tratamento das informações coletadas, utilizamos as orientações básicas da chamada
“Teoria Fundamentada”. As análises realizadas, nos permitiram concluir que: (1) as prescrições
oriundas das normativas legais e a realização de conselhos de classe são elementos constitutivos dos
processos avaliativos desenvolvidos por professores de Ensino Médio; (2) os professores, mesmo que
limitados por diferentes fatores, em sala de aula gozam de uma certa liberdade para realizar suas
práticas avaliativas; (3) os processos avaliativos realizados pelos professores estudados guardam
características de avaliação formativa e somativa, com a presença de vários momentos de avaliação
durante o ano letivo, porém, em geral, recaindo na tentativa de dar oportunidades aos alunos de
recuperarem a nota e não necessariamente de realizarem aprendizagens não efetivadas anteriormente;
(4) em Escolas de Ensino Médio ainda é muito forte a presença de práticas avaliativas tradicionais e já
incorporadas na cultura escolar, fazendo com que a avaliação da aprendizagem seja entendida, na
maioria das vezes, como algo natural e de fácil execução.
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