Oportunidades na promoção do desenvolvimento motor: a realidade dos ambientes institucionais de acolhimento infantil
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Data
2019-08-19Primeiro coorientador
Corazza, Sara Teresinha
Primeiro membro da banca
Valentini, Nadia Cristina
Segundo membro da banca
Siqueira, Aline Cardoso
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente estudo tem como objetivo compreender o contexto das instituições de acolhimento infantil como promotoras do desenvolvimento motor para as crianças institucionalizadas. Desta forma, foi elaborado dois artigos sobre o tema. O primeiro foi feito uma revisão narrativa a fim de desvendar os desfechos motores de crianças e adolescentes institucionalizados. A busca foi realizada em três bases de dados, Pubmed, Web of Science e Embase e foram incluídos artigos em três línguas estrangeiras (português, espanhol e inglês). Ao total, foram encontradas 3379 referências, após aplicar os critérios de exclusão, foram incluídos 21 artigos na síntese. Conclui-se que há uma carência na literatura sobre o desenvolvimento motor de crianças e adolescentes institucionalizados. Embora ainda não tenham muitos estudos, a maioria dos estudos apontaram riscos e atrasos motores nas crianças e adolescentes institucionalizados. O segundo artigo avaliou as oportunidades ambientais de 16 instituições de acolhimento através do questionário Affordances in the Home Environment for Motor Devolopment 18-42 months (AHEMD-2), o conhecimento de 25 educadores sociais sobre o desenvolvimento infantil através do questionário Knowledge of Infant Development Inventory (KIDI), e o desenvolvimento motor de 28 crianças entre 18 meses a 42 meses que viviam nas instituições através do instrumento Peabody Developmental Motor Scales – Second Edition (PDMS-2). Também foi feito um diário de campo a fim de compreender melhor o contexto das instituições de acolhimento. Os resultados revelam que as instituições de acolhimento promovem oportunidades ambientais muito boas quanto aos espaços físicos internos e externos e oportunidades muito fracas quanto a materiais equipamentos que estimulam a motricidade fina e grossa das crianças acolhidas, bem como, profissionais com um razoável conhecimento sobre desenvolvimento infantil. As crianças acolhidas apresentam riscos preocupantes pelo seu baixo nível de desenvolvimento motor. Conclui-se que as instituições de acolhimento devem estar mais bem preparadas para receber as crianças que por diversos motivos foram separadas dos pais biológicos e necessitam de condições favoráveis e adequadas para evitar os riscos do desenvolvimento infantil e potencializar as capacidades para o desenvolvimento motor.
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