A arte inspira, cria e contagia: produção de sentidos e aprendizagens de professores provocados pela criação literária e audiovisual
Visualizar/ Abrir
Data
2020-10-23Primeiro membro da banca
Mayor, Ana Lucia de Almeida Soutto
Segundo membro da banca
Henz, Celso Ilgo
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Durante os últimos anos, atuamos dentro de escolas estaduais da cidade de Santa Maria, Rio
Grande do Sul, promovendo espaços de criação literária e cinematográfica entre estudantes e
professores, em um projeto de extensão promovido pela Universidade Federal de Santa Maria.
As atividades incluíram criação de contos, argumentos e sinopses para cinema, roteiros,
curta-metragens e um videoclipe, além de promoverem espaços para exibição dessas obras.
A pesquisa pretendeu descobrir que efeitos os processos criativos e produções com os
estudantes geraram em seus professores. Além disso, que saberes foram acesos por essas
experiências, e de que forma elas promovem formação e autoformação. Também, mostrar
como se dá a construção de espaços de arte no ensino, e que outros caminhos eles podem
tomar para formação de professores e transformação do ensino.
Utilizamos como objeto de análise um documentário produzido com o Instituto Olavo Bilac no
ano de 2017, após o encerramento das dinâmicas com os estudantes. Também, realizamos
entrevistas virtuais com o grupo de professores da escola Humberto de Campos, instituição
socioeducativa localizada no CASE-SM, que recebe menores em privação de liberdade. As
entrevistas ocorreram durante o período de isolamento social, entre junho e julho de 2020.
Como resultado, percebemos modificações diversas nas relações da comunidade escolar,
como uma aproximação maior entre professores e estudantes, aproximação também da família
e demais comunidades em torno da instituição de ensino com a escola e com os educandos.
Notamos percepções dos docentes em relação à melhoria na autoestima, responsabilidade e
comprometimento dos estudantes. Encontramos grande abertura nas duas unidades de
educação para projetos externos, apoio e motivação para novas propostas. Concluímos que é
necessário trazer os professores mais para perto de atividades de criação, seja em seus
espaços formativos ou durante as atividades desenvolvidas com os educandos ou
socioeducandos .
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: