Os itinerários formativos no ensino médio: um estudo no município de Santa Maria/RS
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Data
2021-08-20Primeiro membro da banca
Dias, Lisete Funari
Segundo membro da banca
Amestoy, Micheli Bordoli
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A reforma do Novo Ensino Médio originou-se em meio a diversas mudanças no contexto político brasileiro e foi homologada sem muitas discussões com a sociedade ou com os profissionais da educação a Lei 13.415/17. O Novo Ensino Médio propõe que os currículos escolares sejam compostos por duas partes, a Formação Geral Básica presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Itinerários Formativos (IF). Os Itinerários Formativos são denominados como um conjunto de unidades curriculares ofertadas por instituições e redes de ensino, as quais possibilitam ao estudante aprofundar seus conhecimentos e se prepararem para a continuidade dos estudos ou para o mundo do trabalho. Temos como principais objetivos: compreender a visão de gestoras escolares das escolas-piloto de Santa Maria sobre os Itinerários Formativos, e conhecer as preferências dos estudantes de Santa Maria a respeito dos itinerários formativos. Para a realização de nossa pesquisa realizamos entrevistas semiestruturadas com duas gestoras escolares de escolas-piloto do Novo Ensino Médio de Santa Maria/RS a fim de compreender suas experiências e suas opiniões sobre a Reforma do Ensino Médio. A técnica utilizada para análise das entrevistas é a análise de conteúdo, sob a perspectiva da teoria desenvolvida por Bardin (2011). E para conhecermos as preferências dos estudantes pelos itinerários formativos, utilizamos o questionário de larga escala Barômetro Brasil e realizamos análises matemáticas com as respostas dos estudantes. Como resultados das entrevistas com as gestoras, vimos que proposta inicial de que os Itinerários Formativos seriam uma forma diferente de ensinar determinados conteúdos e construídos em conjunto com os profissionais da educação, mediante amplo diálogo com todas as partes envolvidas, não foi cumprida. O principal Itinerário Formativo que os alunos desejam é o de Formação Técnica e Profissional, porém é necessário que O Estado invista recursos e estrutura de forma maciça para que seja oferecido esse tipo de educação de forma igualitária a todos os estudantes do município, onde a formação integral e cidadã dos estudantes não seja comprometida.
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