Diferentes formas de violência no contexto universitário: experiências e representações da comunidade acadêmica
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Data
2021-02-19Primeiro coorientador
Santos, Samara Silva dos
Primeiro membro da banca
Novaes, Adelina de Oliveira
Segundo membro da banca
Tavares, Marcia Santana
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A violência presente nos diferentes espaços sociais tem sido tema de discussão e debates ao longo dos últimos anos. Nesta dissertação, tivemos como tema central as violências que acontecem no contexto universitário, que afetam sobretudo as mulheres. Objetivamos conhecer as experiências da comunidade acadêmica acerca das violências presentes no espaço universitário. Ainda, buscamos analisar as ações realizadas pela Universidade Federal de Santa Maria para combater as violências e mapear os tipos de violências predominantes no contexto da Universidade Federal de Santa Maria e como elas são reconhecidas. O primeiro estudo que compõe esta dissertação foi realizado a partir de uma revisão integrativa de artigos científicos que buscou compreender as ações realizadas por universidades da América Latina no enfrentamento às violências. De modo geral, percebemos que os estudos sobre o tema podem ser considerados recentes, uma vez que a maior parte dos artigos foi publicada em 2019 e, ainda, predominaram publicações realizadas no México e na Colômbia. As universidades têm criado protocolos, mas ainda persiste um silenciamento institucional diante dos casos. Observamos que a mobilização das mulheres nas universidades tem promovido transformações. O segundo estudo trata-se de uma pesquisa qualitativa, utilizando como instrumentos para construção das informações entrevistas semiestruturadas e a Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP). Quinze pessoas da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria foram entrevistadas, resultando em um estudo que articulou os relatos com a Teoria das Representações Sociais. Evidenciamos que a violência tem sido ancorada na agressão física, embora haja transformações nas representações acerca desta temática a partir das experiências pessoais e profissionais dos participantes. Podemos constatar que por mais que a violência faça parte da história das instituições, atualmente, podemos falar mais sobre ela. Ainda não estamos no patamar de agir mais, mas poder falar, discutir, debater sobre o assunto já pode ser um primeiro passo para o início de uma transformação institucional e social. A instituição estudada vem promovendo ações para enfrentar a violência, porém ainda não se tem um fluxo de acompanhamento dos casos, havendo uma certa individualização do entendimento da violência. Concluímos que o caminho a se percorrer para um melhor enfrentamento das violências neste contexto educacional ainda é longo, pois embora haja modificações em curso, há muito ainda no que avançar.
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