Eficiência em comunicação para micro e pequenas empresas do interior do estado do Rio Grande do Sul
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Data
2021-02-04Autor
Oliveira, Paloma Steinhaus de
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O presente trabalho analisa um segmento importante da economia brasileira, mas pouco explorado na área da comunicação: as micro e pequenas empresas (MPEs). O objetivo central é entender a relação dos proprietários/responsáveis por MPEs com a comunicação e como essa ferramenta pode ajudar no desenvolvimento de empresas dessa natureza e a se destacarem no mercado. Partimos de uma contextualização relativa ao segmento estudado para entender como acontece a comunicação dentro delas. Para tanto, fomos ao mercado em que as MPEs estão inseridas. As micro e pequenas empresas foram escolhidas como objeto de pesquisa por seu potencial comunicacional, pouca profissionalização e pelas condições contextuais atuais, que demonstram a relevância e a necessidade da comunicação. A metodologia do trabalho envolve pesquisas bibliográficas e documentais acerca do tema, seguido de uma pesquisa exploratória com micro e pequenos empreendedores da região Centro Serra do RS, buscando entender qual o conhecimento dos entrevistados acerca de conceitos como comunicação, marketing e publicidade e eficiência em comunicação. Pode-se apontar que há conhecimento sobre a comunicação e sua importância para as micro e pequenas empresas, mesmo que não haja um entendimento consistente sobre seus conceitos e aplicações. Com o resultado da pesquisa confirmamos alguns de nossos questionamentos e ressaltamos entendimentos que podem ser utilizadas na comunicação das MPEs.
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