A (re) estruturação dos meios navais e a formação militar naval: projetos implementáveis na busca da (re)construção de um “novo” paradigma educacional (1840-1885)
Visualizar/ Abrir
Data
2021-08-31Primeiro membro da banca
Silva, Fabiana Regina da
Segundo membro da banca
Soares Júnior, Azemar dos Santos
Terceiro membro da banca
Padoin, Maria Medianeira
Quarto membro da banca
Loureiro, Marcello José Gomes
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente tese tem, entre outros propósitos, analisar historicamente a formação básica,
militar, disciplinar e técnico-profissional dos Aprendizes-Marinheiros do período de 1840 a
1885, no interior da Marinha de Guerra do Brasil. Foi necessário entender melhor as
experiências vividas e sentidas, desenvolvidas por esses jovens dentro das Companhias de
Aprendizes-Marinheiros, sujeitos ao controle do Estado pelos Oficiais numa ótica
institucional. Como domínio da história, será enfatizada a “História Cultural” e a “História
Política”, pois, enquanto uma faz a abordagem ampla do grupo de iletrados e letrados que
faram parte da Marinha, a outra privilegia o estudo do poder estatal na vida cotidiana daqueles
sujeitos. Com a busca da Marinha em aprimorar seus meios materiais e logísticos, com a
modernização dos navios batendo em sua porta, concentrava seus esforços em investimento e
formação do material humano principalmente da base social militar. Trata-se de um estudo
qualitativo e quantitativo, de cunho explicativo, analítico e narrativo, no qual foram realizadas
pesquisas teórico-bibliográfica e documental. A delimitação temporal foi feita considerando o
início do primeiro órgão fixo de formação de Marinheiros, em 1840, e devida ao processo de
consolidação desse órgão como Escola, em 1885, sendo adotado em definitivo seu paradigma
de ensino. As pesquisas se deram a partir de artigos publicados em revistas científicas,
dissertações, teses e outros trabalhos em diversas áreas de conhecimento das Ciências
Humanas, no “estado da arte”, examinada a relação entre Aprendizes, Oficiais e navios com
suas peculiaridades. Também, foram fontes de pesquisa os relatórios ministeriais, as
correspondências, os decretos e ofícios em arquivos e sites especializados, escolhidas de
forma intencional por tratarem de temáticas de maior evidência no período de delimitação da
pesquisa. Desvelou-se como ocorreram os acontecimentos que abarcaram as organizações
militares incluindo as políticas públicas, passando pelos períodos beligerantes e quais as
mudanças estimadas, as lutas e contradições na organização interna que pleitearam para a
formação de um molde construtivo dos futuros “profissionais do mundo das águas”. Buscouse
compreender os mecanismos internos de recrutamento e controle dos sujeitos sociais dessa
instituição estatal e, para compreender melhor suas rotinas internas, narraram-se,
problematizando, seus cotidianos com base em fotografias observando a dureza da hierarquia
e da disciplina militar e as concepções de mundo desenvolvidas a partir das classificações dos
indivíduos pela raça, pela origem social e pela constituição física.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: