Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 180-199 of 872
-
Da cerâmica arqueológica indígena à cerâmica artística contemporânea: uma questão de identidade cultural na formação e ação de professores.
(2005-04-28)A presente pesquisa que se insere na Linha de Pesquisa: Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM inicia-se por uma investigação acerca da identidade cultural ... -
Das políticas públicas de inclusão escolar à atuação do profissional de apoio/monitor
(2016-10-26)O presente estudo intitulado “Das políticas públicas de inclusão escolar à atuação do profissional de apoio/monitor” tem como objetivo geral conhecer como ocorre a atuação do profissional de apoio/monitor no contexto de ... -
De creche à EMEI em Santiago/RS: estudo sobre o trabalho pedagógico
(2018-07-30)Este trabalho investigou, com base no discurso de monitoras, professoras que trabalham nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs) da cidade de Santiago/RS e das gestoras dessa Rede, como o trabalho pedagógico ... -
Decorrências do processo formativo com vistas à educação inclusiva no fazer pedagógico de egressos dos cursos de Licenciatura da UFSM
(2013-03-11)Esse estudo foi desenvolvido na linha de pesquisa em Educação Especial do curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Consiste em uma investigação sobre a relevância ... -
A deficiência física e o processo de inclusão no ensino regular: justaposições das condições de saúde e aprendizagem
(2015-07-08)Estudar a inclusão de pessoas com deficiência, incita a reflexão sobre a saúde, haja vista que as condições de saúde, podem influenciar o desempenho da aprendizagem. O objetivo geral do estudo foi: conhecer, como ocorre o ... -
Derrubando cerca, plantando liberdade: ocupar o latifúndio, produzir felicidade!? Classe e consciência de classe: limites e desafios impostos aos assentados do Novo Horizonte II
(2012-08-03)O presente estudo trata sobre as limitações e desafios impostos aos assentados da reforma agrária, recentemente instalados no Município de Santa Margarida do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul. Tem como objetivo principal ... -
(Des)construções e (re)construções na formação permanente de educadores(as): diálogos para a cultura de paz
(2014-06-22)A presente dissertação está vinculada à Linha de Pesquisa LP1: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Mestrado em Educação, do Centro de Educação da Universidade ... -
Desafios ambientais na educação infantil
(2008-06-30)Trabalhar a Educação Ambiental na Educação Infantil, torna-se relevante, quando esse trabalho é diferenciado em relação ao que se presencia nos currículos e nas práticas educativas das instituições, o qual se restringe a ... -
Desafios e perspectivas para o trabalho coletivo entre professores no âmbito do desenvolvimento da Proposta de Reestruturação Curricular do Ensino Médio no RS
(2015-09-04)Esta pesquisa tem por objetivo compreender como operam os condicionantes para a realização de ações referentes a trabalho coletivo durante as interações entre professores de SI e professores das demais disciplinas que ... -
Desafios teóricos e metodológicos para a humanização da formação permanente de professores
(2015-07-15)Inserido na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do mestrado em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria/RS, a Dissertação de Mestrado ... -
Desempenho acadêmico: uma [re] leitura dos processos de aprendizagem para os estudantes da educação superior a partir do acompanhamento psicológico
(2018-07-03)O objetivo geral deste estudo, foi o de analisar se o acompanhamento psicológico auxilia o estudante contribuindo para o seu desempenho acadêmico. A pesquisa foi desenvolvida por meio da abordagem qualitativa descritiva, ... -
O desenvolvimento da educação ambiental popular: reflexões sobre a ecoformação de professores
(2019-01-22)Esta pesquisa, apresentada como Dissertação de Mestrado em Educação, na Linha Formação Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE-UFSM) busca construir tessituras sobre o desenvolvimento sustentável e a preservação do ... -
O desenvolvimento do portador de necessidades especiais de 5 a 7 anos através da metodologia ativa: um estudo de caso em Rio Pardo
(2004-07-16)Este trabalho consiste em um estudo que tem como objetivo investigar como aulas ativas ajudam no desenvolvimento de crianças portadoras de necessidades especi-ais com deficiência mental, encorajando o uso da criatividade, ... -
O desenvolvimento organizacional das classes hospitalares do RS: uma análise das dimensões econômica, pedagógica, política e cultural
(2007-03-22)A presente pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa Educação Especial do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria UFSM. O objetivo que direcionou a busca investigativa ... -
Desenvolvimento profissional de professores principiantes e os movimentos para a assunção da profissão docente
(2010-05-07)Este estudo vincula-se ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Mestrado em Educação - na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
O desenvolvimento profissional e a construção da identidade do professor de educação física do ensino superior
(2009-07-16)Este trabalho se insere na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria e tem como objetivo compreender como ocorre a ... -
Desenvolvimento psíquico e orientação de estágio supervisionado de ensino: um estudo sob a perspectiva da teoria histórico-cultural
(2022-12-15)A partir do referencial teórico da Teoria Histórico-Cultural, especificamente da Teoria da Atividade de Leontiev e Davidov, apresentamos os resultados de uma pesquisa-ação no contexto do estágio supervisionado de ensino. ... -
O design de estamparia têxtil e a educação: uma prática educativa no 9º ano do ensino fundamental na Escola Municipal de 1º Grau Chácara das Flores
(2008-06-09)Esta pesquisa fez parte da Linha de Pesquisa em Educação e Arte do PPGECE/UFSM. A pesquisa foi contextualizada no Ensino formal, tendo a pesquisa-ação ocorrida na Escola de Ensino Fundamental Municipal Chácara das Flores, ... -
Design de moda e educação não-formal: os fósseis de árvores petrificadas como referência para processos criativos
(2008-07-01)Este estudo foi desenvolvido na Linha de Pesquisa em Educação e Artes do Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria /RS. A presente pesquisa buscou investigar ... -
O diálogo e a afetividade no contexto da educação infantil: as pessoas grandes dizendo a sua palavra
(2014-02-27)Esta Dissertação de Mestrado em Educação, desenvolvida na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE/UFSM), foi pensada enquanto uma possibilidade de se olhar para a educação da criança pequena, bem ...