Listar Programa de Pós-Graduação em Educação por fecha de publicación
Mostrando ítems 1-20 de 881
-
Porque os doutores possuem em suas cozinhas panos de prato adornados com pontilhas de crochê...
(1998-11)Este trabalho consistiu em uma investigação do tipo etnográfico, acerca das práticas têxteis do crochê como expressão cultural de resistência. Nesta perspectiva, visou compreendê-las em seus processos rituais de transmissão, ... -
Prevenção e controle de infecção: uma contribuição para a formação do enfermeiro
(1999-01-28)Este trabalho pauta-se na formação profissional do enfermeiro para a prevenção e controle das infecções hospitalares (IHs), considerando as necessidades atuais de profissionais capacitados, para atuarem nas comissões ... -
Aplicativo de apoio e qualidade de vida: percepção do usuário colostomizado
(2002)Programas educacionais têm sido amplamente utilizados para ajudar grupos de pacientes. A dificuldade na aceitação deste tipo de ferramenta não é completamente conhecido. O propósito deste estudo foi de avaliar a influência ... -
Encontros e encantos: o futuro pedagogo e a formação do conceito de artes visuais
(2002)A presente pesquisa, cujo título se apresenta como: Encontros e Encantos: O Futuro Pedagogo e a Formação do Conceito de Artes Visuais situa-se na linha de pesquisa de formação de professores e busca desvendar como se dá ... -
Ações investigativas e colaborativas no processo de formação de professores e nas práticas em educação infantil
(2002-03)Este trabalho descreve e analisa um processo colaborativo e reflexivo de formação de professores para a educação infantil no município de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. Ao longo de dois anos, em uma dinâmica ... -
Textos de divulgação científica no ensino de física moderna na escola média
(2002-03-12)Este trabalho tem como objetivo avaliar as possibilidades e perspectivas para a introdução de física moderna e contemporânea na Escola Média tendo como recurso didático textos de divulgação científica. Os autores ... -
A indisciplina no interior da escola: uma aproximação com o outro
(2002-03-15)O presente trabalho foi desenvolvido com adolescentes de uma 5ª série, constituída de alunos repetentes, de uma escola da rede pública estadual de Santa Maria, RS. Pretende mostrar como eram produzidos e se produziam os ... -
Possibilidades da emancipação humana em práticas educativas da educação física escola
(2002-03-15)Esta pesquisa trata das possibilidades de se fomentar a emancipação humana em aulas de educação física escolar, em uma escola da rede pública de ensino, da cidade de Santa Maria, RS. Buscamos através da análise do Projeto ... -
A atuação de educadores em movimentos sociais: uma possibilidade de construção de novas práticas político-participativas para a educação cidadã
(2002-03-15)Esta pesquisa surgiu de nossa inquietação em desvelar os conhecimentos construídos pelos profissionais da educação no âmbito da participação e da militância nos movimentos sociais, aqui representados pelo Movimento ... -
A cultura escolar e a formação docente – agentes determinantes do sucesso discente
(2002-03-27)Este estudo busca descrever como a cultura escolar influencia no resultado da aprendizagem (sucesso/fracasso) dos alunos. Tendo em vista que esta questão vem sendo discutida e os componentes que a integram têm significado ... -
A internet e a competência comunicativa na pós-alfabetização
(2002-04-29)O trabalho investiga o aprimoramento da competência de leitura e produção textual de crianças de uma 2ª série do ensino fundamental do Colégio Centenário - Escola de Ensino Fundamental e Médio, situado no município de ... -
Jogos dramáticos e brincadeiras cantadas mediando a formação lúdica do educador dos anos iniciais do ensino fundamental
(2002-05)Esta dissertação aborda o tema da ludicidade no trabalho do educador dos anos iniciais do ensino fundamental. Jogos dramáticos e brincadeiras cantadas, temas da cultura teatral, podem ser instrumentos mediadores da ... -
Um estudo de indicadores da representação social de um grupo de professores frente ao processo de inclusão escolar
(2002-05)A pesquisa busca identificar indicadores da Representação Social de um grupo de doze professores, distribuídos em três escolas diferentes, na cidade de Santa Maria/RS, em 2001. O referencial teórico remonta a história ... -
Educação ambiental: ações compartilhadas na escola e na comunidade
(2002-05-27)As atividades aqui relatadas estão conectadas a uma proposta de Educação Ambiental (EA) respaldada teórica e metodologicamente na investigação-ação emancipatória e na concepção Freireana. Na proposta da investigação-ação ... -
Inglês, língua materna e informática na educação infantil: um esforço pela didática interdisciplinar
(2002-05-31)O trabalho investiga as estratégias ao integrar três áreas do conhecimento - língua inglesa, língua materna e informática, na Educação Infantil, no sentido de melhorar as habilidades lingüísticas das crianças multicognoscentes. ... -
Subsídios teóricos para a formação de professores por meio de redes colaborativas virtuais na universidade
(2002-06-03)Este estudo apresenta subsídios teóricos para a formação de professores por meio de redes colaborativas virtuais na universidade, permitindo visualizar uma prática diferenciada para a formação de professores. A procura ... -
Memórias e saberes nas narrativas de ex-seminaristas da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus (1970-1980)
(2002-06-11)Este trabalho apresenta os estudos realizados sobre as práticas educativas desenvolvidas nos seminários menores da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, localizados nos municípios de Criciumal (RS), Corupá ... -
Práticas pedagógicas de professores de história durante o Regime Militar em Santa Maria, RS, (1964-1985)
(2002-07-23)Esta dissertação teve por objetivo investigar, no âmbito da História da Educação brasileira, como se constituíram as relações de poder entre o autoritarismo militar brasileiro em suas diferentes expressões, como a censura, ... -
O resgate da motivação do aluno: desafios para os professores de língua inglesa
(2002-08)Não foi possível inserir o resumo. -
O brincar na escola: manifestações e perspectivas culturais
(2002-08-05)Ao observar que o brincar na escola se resumia em uma repetição de brincadeiras ou era realizado livremente, sem qualquer intervenção pedagógica, despertou-se em nós o interesse de investigar as perspectivas pedagógicas ...