Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por título
Itens para a visualização no momento 508-527 of 872
-
A lei 11.769/08 e o ensino de arte na região das Missões/RS: realidades e desafios
(2014-08-04)Esta dissertação foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGE/UFSM), na Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4), e está vinculada ... -
Leitura-escrita colaborativa mediada por tecnologias educacionais em rede no ensino médio politécnico
(2015-10-19)Investigamos as possibilidades e limites da leitura-escrita colaborativa mediada por AVEA no Ensino Médio Politécnico. Para isso, desenvolvemos um trabalho de pesquisa-ação colaborativamente com professoras pesquisadoras ... -
Licenciatura em Espanhol: repercussões do conhecimento específico nos processos formativos docentes
(2013-03-22)O presente estudo está atrelado ao projeto Os movimentos da docência superior: construções possíveis nas diferentes áreas de conhecimento do Grupo GTFORMA e insere-se na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento ... -
O lidar com a morte e a educação médica
(2004-07-02)O presente trabalho tem o objetivo de investigar como o estudante de medicina percebe o seu preparo para lidar com a morte durante o curso de graduação. Para tanto se utilizou a abordagem qualitativa. Foram entrevistados ... -
Limites e possibilidades da educação musical inclusiva: as práticas de percussão para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista
(2022-02-18)Versa-se, com este trabalho, sobre os limites e as possibilidades da Educação Musical Inclusiva, considerando as práticas de percussão para crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A problemática ... -
Limites e possibilidades para a implementação de uma proposta de tutoria no desenvolvimento de estágio curricular em cursos de licenciatura
(2007-08-10)Esta investigação teve como objetivos contribuir com a construção de alternativas para o processo de organização, desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de EC em Cursos de Licenciatura que estejam articulados à ... -
A linguagem como forma de violência na relação professor-aluno em sala de aula
(2012-03-23)Este trabalho está vinculado à Linha de Pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. O presente estudo insere-se ao Grupo de Pesquisa ... -
Liquidez dos discursos e contextos emergentes na educação superior no Brasil: a perspectiva das mídias sociais e tecnopolíticas
(2020-10-23)Esta pesquisa de Mestrado em Educação é resultante dos estudos realizados junto a Linha de Pesquisa “Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da ... -
- Literacinese ou da escrita [literária] com imagens... em movimento
(2015-03-13)Este trabalho visou realizar um estudo sobre a relação entre literatura e cinema, na educação. Tratou especificamente da produção de textos audiovisuais adaptados de textos literários, com alunos da terceira série do Ensino ... -
Literatura, aprendizagem significativa e pedagogia da alternância: um olhar sobre ações pedagógicas voltadas a educação do campo
(2023-12-06)Esta pesquisa foi apresentada ao curso de Mestrado em Educação, do Programa de PósGraduação em Educação, linha de pesquisa LP2: Políticas Públicas Educacionais, práticas educativas e suas interfaces, da Universidade Federal ... -
Livros didáticos de filosofia no Brasil (1980-1990): um estudo sobre proveniências e modos de ensinar filosofia
(2019-07-02)A presente pesquisa insere-se na Linha de Pesquisa 2 Práticas Escolares e Políticas Públicas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Trata dos livros didáticos de ... -
A língua espanhola na rede municipal de ensino de Santa Maria/RS: considerações e perspectivas futuras
(2020-08-26)Esta dissertação trata da Emenda à Constituição do Estado do Rio Grande do Sul e a inclusão da obrigatoriedade da disciplina de língua espanhola na educação básica das escolas municipais e estaduais. O objetivo centra-se ... -
Louvai Cantando: o cancioneiro que (en)cantou a música e suas práticas na escola teuto-brasileira protestante de Ivoti - RS
(2008-09-26)A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa Educação e Artes do PPGE/UFSM e ao grupo de estudos e pesquisas Formação, Ação e Pesquisa em Educação Musical - FAPEM. Esta pesquisa teve como objetivo, analisar ... -
Ludicidade e imaginário ... ... suas diversas possibilidades de interlocução para repensar a formação de professores
(2004-10-08)Este estudo contempla questões que dizem respeito ao imaginário, a ludicidade e à formação de professores, compreendidos como pilares para a educação de um grupo social. Pretendemos defender o valor educativo do lúdico na ... -
Ludicidade, artesanias pedagógicas e ambiências bioecológicas produzindo a educadora infantil artífice do seu ofício
(2023-04-28)Esta Dissertação insere-se na Linha de Pesquisa 1 - “Docência, saberes e desenvolvimento profissional”, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - Curso de Mestrado em Educação. ... -
O lugar do amar na relação ensino-aprendizagem da educação infantil e anos iniciais, contribuições de Humberto Maturana
(2023-05-02)Esta pesquisa que apresento como Dissertação de Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional (PPGE – UFSM), intitulada: O Lugar do Amar na Relação Ensino-Aprendizagem da ... -
Mal-estar docente no ensino das artes plásticas de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental
(2002-10-22)Este estudo se insere na linha de pesquisa Formação de Professores e se integra no núcleo temático Educação e Arte. Consiste em uma reflexão acerca de um fenômeno atual em diversos países, o Mal-estar Docente, que atinge ... -
A mancha e o gesto: potências formativas
(2018-07-30)Esta escrita insere-se no campo das artes visuais e educação, no contexto da formação do sujeito. O objetivo do estudo é, a partir das ideias de “mancha” e “gesto”, recortadas de um processo poiético realizado nas artes ... -
Marcadores sociais da diferença: interseccionalidades que constituem pessoas com deficiência no ensino médio de Santa Maria - RS
(2023-11-10)Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria RS, à Linha de Pesquisa Educação Especial, Inclusão e Diferença e ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia ... -
Marcas do processo formativo do professor médico com alta tendência empática
(2007-07-13)O presente estudo está ligado à Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional. O objetivo foi acessar as percepções de um grupo de professores médicos, da Universidade Federal de Santa Maria, na busca ...