Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por data do documento
Itens para a visualização no momento 21-40 of 856
-
Educação lúdica: uma mediação ao processo de desenvolvimento infantil
(2002-10-09)Educação lúdica: uma mediação ao processo de desenvolvimento infantil, é um estudo sobre as teorias que atualmente têm desvendado e identificado as interações do processo educativo como princípio de mediação entre os ... -
Mal-estar docente no ensino das artes plásticas de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental
(2002-10-22)Este estudo se insere na linha de pesquisa Formação de Professores e se integra no núcleo temático Educação e Arte. Consiste em uma reflexão acerca de um fenômeno atual em diversos países, o Mal-estar Docente, que atinge ... -
As contribuições da Escola Antônio Francisco Lisboa na educação especial do município de Santa Maria-RS – um estudo de caso
(2002-12)A presente pesquisa tem por objetivo investigar o processo histórico, político e pedagógico da Escola Especial Antônio Francisco Lisboa e suas influências na comunidade de Santa Maria, contextualizando-a no RS. É ... -
O processo de ensino e aprendizado do desenho com dois adolescentes
(2002-12-02)Esta dissertação que se insere na linha de pesquisa do Núcleo Temático Educação e Arte, do Programa de Pó-Graduação do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), objetiva contribuir para o entendimento ... -
Processo ensino-aprendizagem no ensino superior: teceduras à pedagogia emancipatória
(2002-12-12)O presente trabalho é fruto de uma investigação-ação com ênfase na abordagem qualitativa e na perspectiva dialética, tendo como objeto de estudo as percepções que as acadêmicas, do sétimo período do curso de Pedagogia ... -
A representação social de corpo pelos professores do curso de Fisioterapia da UFSM
(2002-12-19)Este estudo se insere na linha de pesquisa Práticas Educativas nas Instituições e se integra no núcleo temático Produção e Conhecimento em Educação Especial. Consiste em uma pesquisa de cunho qualitativo de abordagem ... -
Escola para adultos uma valorização à vida
(2003-01-18)A pesquisa teve como objetivo desvelar o que significa para os alunos freqüentar a Escola Para Adultos e como a Missão da Igreja Metodista está presente neste projeto, tendo a seguinte questão norteadora: Como a Igreja ... -
O estudante do curso de enfermagem e o paciente terminal: uma relação desafiadora
(2003-02-25)O tema da morte é abordado ainda com muita dificuldade pelos estudantes do Curso de Enfermagem, sendo necessário maior espaço para trabalhar a angústia decorrente do cuidado aos pacientes terminais. O objetivo desse ... -
Vivências do cotidiano infantil: educação e arte como prática de si
(2003-05-30)Esta dissertação indica as práticas vivenciadas no meu cotidiano infantil, como geradoras da construção do conhecimento e das manifestações estético/plásticas. Evidencio a importância do local onde desenvolvi os ... -
Idéias para a reconstrução do programa de filosofia para crianças
(2003-06-11)A presente dissertação visa a discutir a proposta de Filosofia para Crianças do professor norte-americano Matthew Lipman. O objetivo principal é o de repensar os ditames da racionalidade, a partir de uma visão filosófico ... -
Professoras no cotidiano da educação infantil: um estudo sobre suas concepções do jogo de papéis
(2003-09)A presente pesquisa objetivou investigar, junto às professoras de educação infantil, como elas concebem o papel do jogo de papéis, a partir da organização e dinamização de suas atividades docentes, no desenvolvimento e ... -
A voz do professor: instrumento de trabalho ou problema no trabalho?
(2003-12-09)O objeto de estudo desta pesquisa foi investigar os conhecimentos e as relações que os professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do EF, da rede Municipal de Ensino de Santa Maria/RS, estabelecem acerca do uso da ... -
Filosofia da educação a partir do diálogo entre analíticos e continentais
(2004-02-27)O presente trabalho procede a um estudo hermenêutico de diferentes tendências da Filosofia Contemporânea, mais especificamente das discussões entre a Filosofia Analítica e a Filosofia Continental, desenvolvendo manifestações ... -
Resolução de problemas e o ensino de procedimentos e atitudes em aulas de física
(2004-03-03)A resolução de problemas é considerada, no âmbito do ensino de Ciências/Física, uma atividade didática fundamental para a construção de conhecimentos nesta área. No entanto, em sua maioria, estas atividades não passam ... -
Investigações e ações na educação infantil: reorganizando a ação pedagógica
(2004-03-03)Este trabalho descreve e analisa um processo colaborativo e reflexivo de investigação das práticas educativas na educação infantil. As interações relatadas nessa dissertação realizam-se no Centro Educacional Infantil ... -
As representações de educação física dos professores nas práticas de movimento dos alunos de séries iniciais do ensino fundamental
(2004-03-04)O presente estudo, uma investigação de natureza qualitativa, tematiza a Educação Física nas séries iniciais. Trata-se de uma pesquisa realizada em três escolas: uma da rede municipal, uma da rede estadual e uma da rede ... -
Investigação-ação e formação continuada de professores: deliberação curricular no contexto das escolas rurais (o exemplo de Iporã do Oeste/SC)
(2004-03-04)A descrição e análise desta dissertação resultam de um processo de formação continuada de professores em contexto. As interações relatadas realizaram-se com professores de escolas municipais isoladas, localizadas no ... -
Saberes e práticas docentes: repensando a formação continuada
(2004-03-12)O interesse em investigar a necessidade que alguns docentes expressam de continuarem sua formação está em identificar e compreender os motivos que os levam a fazer tal escolha e o que isso representa na sua atividade docente ... -
O emprego da informática na trajetória acadêmica dos alunos de licenciatura do Centro de Educação da UFSM
(2004-03-12)A presente investigação versa sobre a utilização da informática durante a trajetória acadêmica dos alunos dos Cursos de Licenciatura em Educação Especial e Pedagogia do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa ... -
Filhos de professores = profissão professor?
(2004-03-19)Esta pesquisa traz as indagações feitas no desenrolar da escrita da minha história de vida, bem como o seu relacionamento com as problemáticas da linha de pesquisa de formação de professores. Como aluna especial do ...