Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação por assunto "School"
Itens para a visualização no momento 1-14 of 14
-
Rompendo as cercas da educação burguesa: a luta pela construção de uma escola no assentamento Madre Terra, São Gabriel/RS
(2014-03-28)A dissertação Rompendo as cercas da educação burguesa: a luta pela construção de uma escola no assentamento Madre Terra, São Gabriel/RS acompanhou as ações dos agricultores na construção e organização administrativo-pedagógica ... -
Relações entre família e escola: a parceria colaborativa no apoio à escolarização de alunos com autismo
(2021-04-08)O autismo caracteriza-se como uma síndrome comportamental que apresenta comprometimentos na área da interação social e da linguagem/comunicação, além da presença de comportamentos repetitivos e estereotipados. Nesse sentido, ... -
A pessoa com altas habilidades/superdotação adulta: análises do processo de escolarização com elementos da contemporaneidade
(2009-12-03)Em consonância com as culturas, juntamente com os padrões de vida impulsionados pelo momento atual (GIDDENS, 1999), a sociedade vive um período de mudanças rápidas e com impactos na vida cotidiana, considerando que a ... -
A escolarização de alunos com deficiência mental incluídos nas séries finais do ensino fundamental: um estudo das expectativas das famílias
(2008-03-26)A presente dissertação traz como tema A escolarização de alunos com deficiência mental incluídos nas séries finais do ensino fundamental: um estudo das expectativas das famílias . Participaram da pesquisa quatro famílias ... -
O sujeito da psicanálise e as (im) possibilidades da gestão democrática na educação escolar
(2009-11-25)A pesquisa desenvolveu, em uma perspectiva psicanalítica, análises acerca das relações entre o sujeito da Psicanálise e a gestão democrática. Partiu-se da seguinte problematização: considerando o sujeito da Psicanálise, ... -
O que pode a escola? Um olhar sobre práticas inclusivas e vidas vulnerabilizadas
(2022-12-19)Esta pesquisa de Mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), Linha de Pesquisa LP3 – Inclusão, Educação Especial e Diferença, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), constitui-se como ... -
Filosofia na escola: a constituição da disciplina a partir das práticas docentes
(2012-03-16)A questão sobre a possibilidade da atividade filosófica na escola uma instituição típica de nossa sociedade que carrega a responsabilidade de transmitir as formas de pensamento existentes em nossa cultura constitui ... -
“Eu não gostava nem odiava porque eu não entendia nada!”: relações com a escola, o aprender e os conhecimentos escolares no ensino médio
(2018-07-03)Essa dissertação insere-se na Linha de Pesquisa LP2 – Práticas Escolares e Políticas Públicas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e tem por tema Juventude, Ensino Médio e ... -
Trabalho e educação: um estudo sobre os sentidos que os professores se atribuem como trabalhadores na rede particular de ensino de Santa Maria/RS
(2014-08-05)Esta pesquisa se integra aos estudos sobre trabalho, educação e políticas públicas, componentes fundamentais para a compreensão e possibilidade de transformação das situações concretas vividas pelos professores, neste caso, ... -
A produção discursiva de uma infância surda escolarizada: escritas biografemáticas
(2018-07-16)Este trabalho foi realizado a partir da pesquisa de mestrado cujo objetivo principal foi problematizar a existência de uma infância surda escolarizada. Como metodologia de trabalho foram construídos biografemas, no sentido ... -
Violência mítica ou divina na educação? Contribuições para a formação de professores
(2018-08-09)Esta pesquisa estabelece a compreensão dos conceitos de violência mítica e divina no pensamento de Walter Benjamin, defendendo sua validade para o campo da Educação, e, nesse sentido, sua necessária inserção para contribuir ... -
Governamento das famílias: a produção do aluno “problema” no discurso escolar
(2007-03-29)A presente Dissertação, Governamento das famílias: a produção do aluno problema no discurso escolar, insere-se no campo de estudos que pretendem desnaturalizar as relações estabelecidas entre a escola e a família - ... -
O processo dialógico entre família e escola: limites e possibilidades para a auto(trans)formação permanente com professoras
(2016-08-09)A presente Dissertação de Mestrado em Educação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional na Universidade Federal de Santa Maria (RS). Constituiu-se como possibilidade de inserção ... -
Violência como uma expressão da questão social: suas manifestações e seu enfrentamento no espaço escolar
(2007-09-26)A violência assume, na sociedade capitalista contemporânea, o status de uma das expressões decorrente das relações sociais que nela se concretizam e se manifestam em vários espaços, sendo a escola um deles. A violência no ...