Diretrizes de qualidade para a educação integral no Sistema Colégio Militar do Brasil
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Data
2020-12-18Primeiro membro da banca
Lunardi, Elisiane Machado
Segundo membro da banca
Marquezan, Fernanda Figueira
Metadata
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Esta dissertação, fruto de pesquisa do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria, e do grupo de estudos e pesquisas Gestar/CNPq/UFSM, aborda a temática diretrizes de qualidade para a Educação Integral no Sistema Colégio Militar do Brasil. Tem aderência à linha de pesquisa Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior e, tem por objetivo geral “compreender quais diretrizes podem contribuir para qualificar a educação integral no Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). E, por objetivos específicos prioriza: a) reconhecer nas políticas públicas educacionais os princípios, marcos normativos e programas/ações relacionados à educação integral no Brasil; b) compreender a proposta de turno integral (TI), desenvolvida no Sistema Colégio Militar do Brasil e seus desdobramentos nos Colégios do Sistema; c) Delinear dimensões e indicadores de qualidade com vistas a educação integral no Sistema Colégio Militar do Brasil. Teórico-metodologicamente a pesquisa esteve fundamentada na abordagem qualitativa, por meio do estudo caso realizado no Sistema Colégio Militar do Brasil. Teve como colaboradores os diretores, coordenadores de ano e coordenadores pedagógicos dos anos finais do ensino fundamental de dez colégios militares que compõem o Sistema, utilizando-se do questionário misto on-line e da análise de documentos. O referencial teórico, em especial, está balizado pelos estudos de Moll (2012), Gadotti (2013) Libâneo (2012-2016), Cavaliere (2010-2014) e Dourado et al. (2013). O produto criado se refere a um portfólio on-line contendo diretrizes para a educação integral no SCMB, o qual será disponibilizado à Diretoria de Educação, Preparatória e Assistencial (DEPA) para que possa ser socializado com as unidades escolares, com a expectativa de fomentar estudos, discussões e [re]articulações nos Colégios Militares (CM) do Sistema, com vistas a qualificar as dinâmicas e fundamentar uma proposta de educação integral com qualidade. O estudo teve como mote a articulação do turno integral (TI) nos colégios do SCMB. Constatou-se que o mesmo foi articulado nos CM sob o pressuposto da educação integral, entretanto, constituiu-se em mais uma das muitas atividades complementares (letramento, numeramento, reforço, clubes, grêmios, atividades esportivas, culturais, etc) executadas no contraturno escolar, só que de caráter obrigatório para os alunos, em um dia da semana. Entende-se que essas ricas atividades, compreendidas nos CM como complementares, poderiam ser rearticuladas para melhor contribuir na qualificação dos processos de aprendizagem e na formação integral dos estudantes. Nessa perspectiva, foi produzido um portfólio com diretrizes para subsidiar novas articulações e concepções sobre educação integral nas unidades do Sistema Colégio Militar do Brasil.
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