Formação continuada de professores pela via do terceiro setor e a atuação da assessoria pedagógica
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Data
2021-02-08Primeiro membro da banca
Dalla Corte, Marilene Gabriel
Segundo membro da banca
Marquezan, Fernanda Figueira
Terceiro membro da banca
Costa, Joacir Marques da
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação resulta de pesquisa do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e
Gestão Educacional, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional
da Universidade Federal de Santa Maria e do grupo de estudos e pesquisas Redes/CNPq/UFSM,
aborda a temática formação de professores pela via do terceiro setor e a atuação da assessoria
pedagógica. Tem anuência à linha de pesquisa Políticas e Gestão na Educação Básica e Superior
e, tem como objetivo geral compreender as contribuições da assessoria pedagógica à gestão do
planejamento em escolas públicas do estado do RS, na perspectiva da formação continuada de
professores pela via do terceiro setor. E por objetivos específicos prioriza: reconhecer os
principais aportes teóricos e legais relacionados às políticas da formação de professores em inter -
relação com o terceiro setor; identificar os principais processos relacionados à formação de
professores no âmbito do planejamento pedagógico escolar via assessoria pedagógica do PUFV;
verificar quais estratégias pode fortalecer e consolidar o trabalho de assessoria pedagógica
desenvolvido pelo PUFV, com vistas ao planejamento escolar; elaborar um caderno de orientação
pedagógica para assessoria do PUFV. A pesquisa esteve fundamentada na abordagem qualitativa,
aplicada e implicada por meio do estudo multicasos, realizada em cinco regiões do RS
(assessoria) e com a participação de vinte instituições escolares dos municípios do RS
(coordenação). Teve como colaboradores vinte e um assessores pedagógicos do PUFV do RS e
vinte e quatro coordenadores pedagógicos das escolas públicas do estado RS, atendidas pela via
do terceiro setor, utilizando-se do questionário misto on-line e da análise de documentos, sendo a
análise de dados por Bardin (2006) e a triangulação de dados (YIN, 2001). Como resultado
emergiram três categorias e respectivas subcategorias: formação continuada de professores e
políticas públicas, que emergiram tais subcategorias: formação pela via do terceiro setor;
formação frente Covid-19; formação e desenvolvimento profissional, na segunda categoria,
terceiro setor e políticas públicas educacionais, para tais subcategorias: terceiro setor; organismos
multilaterais; gestão democrática e gestão educacional e escolar, na terceira e última categoria:
assessoria pedagógica, que emergiram em tais subcategorias: articulador da formação continuada;
assessoria e projetos pedagógicos; princípios de cooperação e cidadania; planejamento
metodologia de projetos; assessoria e desafios na pandemia; parceria coordenação pedagógica
escolar e tecnologias educacionais. Assim, as instituições escolares junto às secretarias de
educação, buscam a parceria através do terceiro setor, para desenvolver formação continuada de
professores articuladas com as ações pedagógicas desenvolvidas na educação básica,
considerando o diálogo, o ensino colaborativo, a pesquisa, a construção do conhecimento e a
abordagem investigativa, e estímulo ao uso dos recursos tecnológicos, como elementos fundantes
para a formação continuada de professores à luz dos princípios da gestão democrática. O produto
criado refere-se a um Caderno de Orientação Pedagógica para assessoria do PUFV, constituindose
como uma ferramenta de orientações específicas para o assessor pedagógico.
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