Proposta de modelo para implantação da gestão por processos: um estudo na Força Aérea Brasileira
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Data
2021-09-08Primeiro membro da banca
Lorenzi Junior, David
Segundo membro da banca
Alves, Juliano Nunes
Metadata
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A gestão por processo no setor público é um tema que constantemente vem sendo abordado na comunidade cientifica. No discurso teórico, trata-se da disseminação das boas práticas do setor privado para aplicação no setor público. Porém devido à complexidade na administração dos serviços públicos tem sido observado entraves que dificultam a implantação de conceitos, métodos e ferramentas. Ao longo do tempo, alguns programas foram criados com o objetivo de orientar os agentes públicos no aprimoramento da eficiência na gestão pública, porém ainda, nos dias atuais, não é possível considerar como uma prática consolidada no setor. Como ação vigente durante o estudo, o decreto 10.382/2020 que dissemina o programa “TransformaGov” com intuito de desburocratizar o sistema público federal, aumentar a eficiência e satisfação dos usuários/cidadãos, verifica-se diversos órgãos com adesão às boas práticas, inclusive o Ministério da Defesa, o qual a unidade foco do estudo é subordinada. Nesse contexto, torna-se necessário conhecer e melhorar os processos das organizações afim de atender a esses objetivos, buscando o alinhamento estratégico com a visão de processos, viabilizando a implementação de um modelo de gerenciamento dos processos. Assim, a metodologia de BPM (business process management) tem sido uma prática adotada, inclusive no setor público, para conhecer, melhorar, automatizar e adequar os processos de trabalho de forma a apoiar a rotinas administrativas e técnicas provendo maior controle e qualidade as atividades desempenhadas. No entanto, existem obstáculos para uma organização pública implantar o BPM e alinhar a teoria à prática, um deles é a estrutura hierarquizada e mudanças constantes nas diretrizes aplicadas, de forma a migrar da visão funcional para a visão por processos. Com isso, este trabalho buscou realizar a modelagem dos processos da Secretaria administrativa (Seção de Comando) do Esquadrão de Saúde (ES-SM), alocada na ALA4 situada na base aérea de Santa Maria o qual é subordina a Força Aérea Brasileira (FAB), contribuindo com a adequação das práticas (metodologias e ferramentas) existentes criando um modelo que fosse mais adequado e que permitisse disseminar às demais seções da organização, acarretando assim melhores resultados de desempenho e satisfação dos envolvidos nas atividades diárias, o método adotado na pesquisa permitiu identificar variáveis-chave que impactam na implementação de conceitos, métodos e ferramentas do BPM em uma organização pública/militar de saúde. O estudo foi aplicado utilizando como norteador dos limites da pesquisa os documentos tais como leis, diretrizes e regramentos próprios da Instituição; para a coleta de dados foi realizado o levantamento da situação atual (as is) das rotinas de trabalho através de entrevistas com os executores dos processos e observação prática com posterior validação com a chefia. Como resultado do estudo, foi proposto o produto tecnológico para implantação do BPM no ES-SM, definindo os papeis, responsabilidades, redesenhando (to be) uma proposta futura para o fluxo mais eficiente e seu respectivo mecanismo de gerenciamento. As contribuições permearam o âmbito do desenvolvimento de uma maior visão por processos na gestão administrativa do ES-SM, principalmente quanto as dimensões cultura, estratégia e pessoas.
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