dc.contributor.advisor | Lunardi, Elisiane Machado | |
dc.creator | Pinheiro, Josimara da Silva | |
dc.date.accessioned | 2021-12-27T15:41:19Z | |
dc.date.available | 2021-12-27T15:41:19Z | |
dc.date.issued | 2019-12-18 | |
dc.date.submitted | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/23418 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019. | por |
dc.description.abstract | The relations between the public and the private, in a capitalist context of neoliberal
redefinitions in the role of the State, need society's attention and it is, therefore, up to the
academy to promote these debates. It emphasizes the neoliberal analysis, also conceived by
the third sector, that the State is responsible for the crisis and that, therefore, the
implementation of social policies must be transferred to civil society. Therefore, the objective
was to analyze publications about the third sector, and their interfaces in educational and
school management. The methodology is quantitative in relation to the search and general
characterization of publications, carried out based on bibliometrics (Web of Science base,
2000 to 2018) and qualitative due to a content analysis. The ten most cited papers were
analyzed, highlighting their objectives and results. In the analysis of the articles, between
public and private education policy is a constitutive part of social and economic changes, it is
not a determined issue, but a process relationship. In school management, the autonomy of
managers and teachers is conditioned by neoliberal logic, such as the acquisition of private
education systems. The articles on the third sector criticize public policies based on the
transfer of responsibility from the State to the private sector. In addition, privatizing logics
that have presided over public education policies in Brazil are analytically explored, based on
the contribution of the analytical category permeability of state-owned companies in recent
decades. Finally, it is understood that public and private relations can be accepted in a context
in which school management is democratic, preserving its autonomy, so that the third way is
another alternative to contribute with new methodologies and practices, creating spaces for
discussion and training among school agents. With the confrontations of this research it is
expected to contribute to the reflexive performance in the educational management scenario. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | Gestão educacional | por |
dc.subject | Estado do conhecimento | por |
dc.subject | Terceiro setor | por |
dc.subject | Público e privado | por |
dc.subject | Public policies | eng |
dc.subject | Educational management | eng |
dc.subject | State of knowledge | eng |
dc.subject | Third sector | eng |
dc.subject | Public and private | eng |
dc.title | O terceiro setor e interfaces na gestão educacional: uma análise a partir do estado do conhecimento | por |
dc.title.alternative | The third sector and its interfaces in educational management: an analysis from the state of knowledge | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Gestão Educacional | por |
dc.description.resumo | As relações entre o público e o privado, em um contexto capitalista de redefinições de cunho
neoliberal no papel do Estado, carecem atenção da sociedade e cabe, assim, à academia
promover esses debates. Enfatiza-se a análise neoliberal, concebida também pelo terceiro
setor, de que o responsável pela crise é o Estado e que, por isso, a execução das políticas
sociais deve ser transferida para a sociedade civil. Diante disso, o objetivo foi analisar as
publicações acerca do terceiro setor, e suas interfaces na gestão educacional e escolar. A
metodologia é quantitativa com relação à busca e caracterização geral das publicações,
realizada a partir de uma bibliometria (base Web of Science, 2000 à 2018) e qualitativa por
contar com uma análise de conteúdo. Os dez trabalhos mais citados foram analisados,
destacando seus objetivos e resultados. Na análise dos artigos, entre o público e o privado a
política educacional é parte constitutiva das mudanças sociais e econômicas, não é uma
questão determinada, mas relação de processo. Na gestão escolar, ocorre o condicionamento
da autonomia dos gestores e docentes pela lógica neoliberal, como a aquisição dos sistemas de
ensino privado. Nos artigos sobre terceiro setor são tecidas críticas às políticas públicas com
base na transferência da responsabilidade do Estado para o privado. Além disso, exploram-se
analiticamente as lógicas privatizantes que têm presidido as políticas públicas de educação no
Brasil, a partir da contribuição da categoria analítica permeabilidade de estatais nas últimas
décadas. Por fim, entende-se que as relações públicas e privadas podem ser acolhidas num
contexto em que a gestão escolar seja democrática, preservando sua autonomia, de modo que
a terceira via seja mais uma alternativa de contribuir com novas metodologias e práticas,
criando espaços de discussão e formação entre os agentes escolares. Com os enfrentamentos
desta pesquisa espera-se contribuir com a atuação reflexiva no cenário da gestão educacional. | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |