Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorLunardi, Elisiane Machado
dc.creatorPinheiro, Josimara da Silva
dc.date.accessioned2021-12-27T15:41:19Z
dc.date.available2021-12-27T15:41:19Z
dc.date.issued2019-12-18
dc.date.submitted2019
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23418
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2019.por
dc.description.abstractThe relations between the public and the private, in a capitalist context of neoliberal redefinitions in the role of the State, need society's attention and it is, therefore, up to the academy to promote these debates. It emphasizes the neoliberal analysis, also conceived by the third sector, that the State is responsible for the crisis and that, therefore, the implementation of social policies must be transferred to civil society. Therefore, the objective was to analyze publications about the third sector, and their interfaces in educational and school management. The methodology is quantitative in relation to the search and general characterization of publications, carried out based on bibliometrics (Web of Science base, 2000 to 2018) and qualitative due to a content analysis. The ten most cited papers were analyzed, highlighting their objectives and results. In the analysis of the articles, between public and private education policy is a constitutive part of social and economic changes, it is not a determined issue, but a process relationship. In school management, the autonomy of managers and teachers is conditioned by neoliberal logic, such as the acquisition of private education systems. The articles on the third sector criticize public policies based on the transfer of responsibility from the State to the private sector. In addition, privatizing logics that have presided over public education policies in Brazil are analytically explored, based on the contribution of the analytical category permeability of state-owned companies in recent decades. Finally, it is understood that public and private relations can be accepted in a context in which school management is democratic, preserving its autonomy, so that the third way is another alternative to contribute with new methodologies and practices, creating spaces for discussion and training among school agents. With the confrontations of this research it is expected to contribute to the reflexive performance in the educational management scenario.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectEstado do conhecimentopor
dc.subjectTerceiro setorpor
dc.subjectPúblico e privadopor
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectEducational managementeng
dc.subjectState of knowledgeeng
dc.subjectThird sectoreng
dc.subjectPublic and privateeng
dc.titleO terceiro setor e interfaces na gestão educacional: uma análise a partir do estado do conhecimentopor
dc.title.alternativeThe third sector and its interfaces in educational management: an analysis from the state of knowledgeeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacionalpor
dc.description.resumoAs relações entre o público e o privado, em um contexto capitalista de redefinições de cunho neoliberal no papel do Estado, carecem atenção da sociedade e cabe, assim, à academia promover esses debates. Enfatiza-se a análise neoliberal, concebida também pelo terceiro setor, de que o responsável pela crise é o Estado e que, por isso, a execução das políticas sociais deve ser transferida para a sociedade civil. Diante disso, o objetivo foi analisar as publicações acerca do terceiro setor, e suas interfaces na gestão educacional e escolar. A metodologia é quantitativa com relação à busca e caracterização geral das publicações, realizada a partir de uma bibliometria (base Web of Science, 2000 à 2018) e qualitativa por contar com uma análise de conteúdo. Os dez trabalhos mais citados foram analisados, destacando seus objetivos e resultados. Na análise dos artigos, entre o público e o privado a política educacional é parte constitutiva das mudanças sociais e econômicas, não é uma questão determinada, mas relação de processo. Na gestão escolar, ocorre o condicionamento da autonomia dos gestores e docentes pela lógica neoliberal, como a aquisição dos sistemas de ensino privado. Nos artigos sobre terceiro setor são tecidas críticas às políticas públicas com base na transferência da responsabilidade do Estado para o privado. Além disso, exploram-se analiticamente as lógicas privatizantes que têm presidido as políticas públicas de educação no Brasil, a partir da contribuição da categoria analítica permeabilidade de estatais nas últimas décadas. Por fim, entende-se que as relações públicas e privadas podem ser acolhidas num contexto em que a gestão escolar seja democrática, preservando sua autonomia, de modo que a terceira via seja mais uma alternativa de contribuir com novas metodologias e práticas, criando espaços de discussão e formação entre os agentes escolares. Com os enfrentamentos desta pesquisa espera-se contribuir com a atuação reflexiva no cenário da gestão educacional.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Gestão Educacional [289]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional.

Mostrar registro simples

Acesso Aberto
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Acesso Aberto