Mostrar registro simples

dc.creatorSevero, Bianka de Abreu
dc.date.accessioned2021-12-27T18:02:49Z
dc.date.available2021-12-27T18:02:49Z
dc.date.issued2021-01-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23421
dc.description.abstractThis Master's dissertation in Education was developed in Line of Research 1 – Teaching, Knowledge and Professional Development, of the Post-Graduation Program in Education (PPGE), at the Federal University of Santa Maria (UFSM). It arose from the interest in bringing the imaginary closer to the autonomous and heteronomous movements permeated in the images that teachers have or produce around teaching. The general objective was to understand the construction of autonomy and the formative paths in the experience of teachers with cinema. The theoretical foundation included studies in the theoretical field of the Social Imaginary (CASTORIADIS, 1982, 2004, 2006, 2009; OLIVEIRA, 2005), Teacher Training (FERRY, 2004; GATTI et al, 2019; NÓVOA, 2009) and Cinema and Education (BERGALA, 2008; FRESQUET, 2013; TEIXEIRA et al 2014). The research-training methodology (JOSSO, 2004) was carried out in seven collective meetings with cinema, in virtual format, between june and july 2020, with the co-authorship of four teachers of Basic Education. The co-author's cinematographies, that is, the narratives based on the appreciation or creation of films, were understood by the hermeneutic analysis (GADAMER, 1997) and, thus, constructed the research results. In general, cinematographies have shown that teachers are attentive to heteronomous movements, however, teaching is largely limited to individual autonomy. The cinematographies of the letter-films, in particular, highlighted desires, strangeness, resistance and a creative reading of the teaching images. Regarding the symbolic place of teachers, society assigns a “task” place, while teachers assign an intellectual place. Thus, teaching is made of a living matter that, in the micro-revolutions, tensions movements of agreement and subversion in the context that circumscribes it, operating a life between the desired and the possible, in which watching and making films are favorable experiences for the expansion of subversive movements. The research indicated that thinking about the formative paths through the sensitive path of images is potent both for the exercise of autonomy and for self-training.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectCinema e educaçãopor
dc.subjectAutonomiapor
dc.subjectImaginário socialpor
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectCinema and educationeng
dc.subjectAutonomyeng
dc.subjectSocial imaginaryeng
dc.titleCinegrafias de professoras: formação, autonomia e imaginário socialpor
dc.title.alternativeTeacher’s cinegraphies: training, autonomy and social imaginaryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação de Mestrado em Educação foi desenvolvida na Linha de Pesquisa 1 – Docência, Saberes e Desenvolvimento Profissional, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ela surgiu do interesse por uma aproximação dos imaginários sobre os movimentos autônomos e heterônomos permeados nas imagens que as professoras têm ou produzem em torno da docência. O objetivo geral foi compreender a construção da autonomia e os trajetos formativos na experiência de professoras com o cinema. A fundamentação teórica contou com os estudos do campo teórico do Imaginário Social (CASTORIADIS, 1982, 2004, 2006, 2009; OLIVEIRA, 2005), da Formação de Professores (FERRY, 2004; GATTI et al, 2019; NÓVOA, 2009) e do Cinema e Educação (BERGALA, 2008; FRESQUET, 2013; TEIXEIRA et al 2014). A metodologia da pesquisa-formação (JOSSO, 2004) foi realizada em sete encontros coletivos com o cinema, no formato virtual, entre junho e julho de 2020, com a coautoria de quatro professoras da Educação Básica. As cinegrafias das coautoras, isto é, as narrativas a partir da apreciação ou da criação de filmes, foram compreendidas pela análise hermenêutica (GADAMER, 1997) e, assim, construíram os resultados da pesquisa. Em geral, as cinegrafias mostraram que as professoras estão atentas aos movimentos heterônomos, porém, a docência em grande parte é limitada à autonomia individual. As cinegrafias dos filmes-carta, particularmente, ressaltaram desejos, estranhamentos, resistências e uma leitura criativa das imagens da docência. A respeito do lugar simbólico das professoras, a sociedade atribui um lugar “tarefeiro”, enquanto as professoras atribuem um lugar intelectual. Sendo assim, a docência é feita de uma matéria viva que, nas microrrevoluções, tensiona movimentos de concordância e subversão no contexto que a circunscreve, operando um viver entre o desejado e o possível, no qual ver e fazer filmes constituem experiências propícias ao alargamento dos movimentos subversivos. A pesquisa indicou que pensar sobre os trajetos formativos pela via sensível das imagens é potente tanto ao exercício da autonomia quanto à autoformação.por
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valeska Maria Fortes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085por
dc.contributor.advisor-co1Miorando, Tania Micheline
dc.contributor.referee1Teixeira, Inês Assunção de Castro
dc.contributor.referee2Bolzan, Doris Pires Vargas
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3093053928094027por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International