A música popular como decolonidade na formação de professores de música: narrativas de acadêmicos a partir de uma disciplina complementar de graduação
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Data
2020-11-27Primeiro membro da banca
Reck, André Müller
Segundo membro da banca
Queiroz, Luis Ricardo Silva
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Inserido no campo de estudos das experiências musicais cotidianas, a presente dissertação,vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria, à Linha de Pesquisa Educação e Artes (LP4) e ao Grupo de Pesquisa NarraMus – (Auto)narrativas de Práticas Musicais, propõe-se a compreender estratégias para o ensino da música popular e sua articulação no processo de formação do acadêmico do curso de Licenciatura Plena em Música. Como objetivos específicos, a pesquisa está delineada com base em a) entender, a partir da experiência em uma DCG como as disciplinas de música popular potencializam a formação docente; b) de que forma a MP insere-se no processo de formação; c) de que maneira a MP dialoga/interage com estratégias distintas de formação. Em articulação com aportes teóricos que embasam reflexões acerca do ensino de música popular no ensino superior de música, experiências cotidianas e educação (LUCAS, 1992, SANTOS, 2005, RAMOS, 2008, TORRES, 2008, LOURO e RECK, 2014, QUEIROZ, 2017, entre outros), o texto divide-se em nove capítulos, sendo que neles abordam-se novas perspectivas de formação embasadas na experiência cotidiana dos sujeitos, engendradas à perspectiva de “colonialidade” trazida por Queiroz (2017). A partir de uma disciplina complementar de graduação, o material empírico baseou-se em uma metodologia de caráter qualitativo, através das narrativas de si e práticas musicais envolvendo participantes da disciplina. Entendendo a formação docente como um processo contínuo, que se inicia nas primeiras aproximações com a atividade, estendendo-se por toda vida profissional, compreendemos que, a partir das experiências dos sujeitos da pesquisa, tais processos podem ser potencializados, fazendo-nos pensar novas práticas junto ao ensino superior em música, dialogando, assim, com as representações curriculares hegemônicas existentes no ensino superior.
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