Projeto conceitual de um veículo elétrico de pequeno porte para o transporte urbano individual
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Data
2021-09-23Primeiro coorientador
Romano, Leonardo Nabaes
Primeiro membro da banca
Buenos, Alexandre Aparecido
Segundo membro da banca
Ogliari, André
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O transporte veicular é parte do cotidiano de grande parte da população, especialmente aos habitantes de centros urbanos. Essa utilização faz com que esse setor seja um dos principais emissores de poluentes, além de consumir outros materiais fósseis e emitir gases do efeito estufa (GEE). A combinação da necessidade da utilização de automóveis e seus efeitos nocivos no ambiente faz com que pesquisas sejam direcionadas na busca por soluções sustentáveis no setor, buscando maior eficiência e menores impactos no meio ambiente. Em meio à essa busca, veículos elétricos surgem como uma das possíveis soluções, pois não emitem GEE localmente e apresentam eficiência superior a motores de combustão interna convencionais. Nesse sentido, essa pesquisa buscou entender as restrições e requisitos de projeto, além das necessidades dos consumidores e então aplicá-las no projeto conceitual de um veículo por meio de uma metodologia de projeto de produto. O projeto se divide na fase de planejamento, projeto informacional e projeto conceitual. Os requisitos de clientes foram buscados em uma revisão sistemática da literatura acerca do cenário energético brasileiro e sua capacidade de incluir veículos elétricos na frota; além de uma revisão sobre aspectos de veículos elétricos que barram sua adoção e como os consumidores têm reagido à tecnologia. Os requisitos de cliente foram avaliados de acordo com o diagrama de Mudge e traduzidos em requisitos de projeto, com métricas definidas e formas de avaliação. Os requisitos de projeto foram avaliados com o uso de uma matriz QFD, de forma a se obter a importância relativa de cada requisito de projeto e hierarquizá-los de acordo com o quão importante são para que se atinjam as necessidades dos clientes. Com isso, pode-se determinar as especificações do produto, com os valores metas para os requisitos de projeto, o que encerrou o projeto informacional e deu início à fase de projeto conceitual. Nesta, a estrutura de funções do produto é decomposta e potenciais soluções foram apontadas para que seja possível gerar diferentes concepções de veículos. O conceito resultante, após as análises de acordo com os requisitos de projeto, descreve um pequeno veículo destinado ao exclusivamente uso urbano e com até um passageiro, abrangendo os perfis de utilização mais comuns no país. Ainda, o veículo apresenta pequenas dimensões e um pequeno pacote de baterias, de forma a ser facilmente operado com um custo reduzido, mas que atenda a um deslocamento rotineiro com facilidade. Por fim, um design moderno e tecnologias de monitoramento e entretenimento a bordo do veículo fazem-se presentes como uma atratividade ao consumidor, para que este não sinta que apenas está contribuindo ao meio ambiente como também adquirindo um produto de valor agregado que entrega as mesmas experiências que a atual geração da frota brasileira. Os resultados e discussões mostram que esse conceito resultante está preparado para suprir as necessidades da maior parte dos consumidores e ser inserido no mercado no presente momento, destinando-se ao uso cotidiano em centros urbanos e colaborando com a mitigação dos efeitos adversos do setor de transportes.
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