Uma investigação das habilidades de interpretação e argumentação de material imagético no ensino de bioquímica
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Data
2021-09-09Primeiro membro da banca
Soares, Félix Alexandre Antunes
Segundo membro da banca
Canto-Dorow, Thais Scotti do
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Pesquisas com relação à inserção de imagens no ensino, com o intuito de desenvolver habilidades de argumentação, vêm crescendo gradualmente. Com base nesta observação, este trabalho consiste em uma investigação sobre as habilidades de argumentação e interpretação de alunos do Ensino Superior da Universidade Federal de Santa Maria através de material imagético no ensino de Bioquímica. Os dados foram coletados através de questionários, os quais continham imagens e, relacionadas a tais imagens, algumas perguntas abertas, além de um questionário inicial. Os dados foram analisados e caracterizados em níveis de argumentação e habilidade de interpretação. Quanto a essa análise e caracterização referente à argumentação, os dados foram analisados segundo o Padrão de argumentação de Toulmin (2006). Já a análise referente à habilidade de interpretação seguiu os passos para análise de imagem de Litz (2008). Após a coleta e tratamento das respostas, foram realizadas análises quantitativas com os resultados obtidos. Como resultado, encontrou-se um baixo desempenho na elaboração de argumentos nas respostas dos estudantes, além de dificuldades quanto à interpretação das imagens. Pode-se observar também uma correlação entre a dificuldade interpretativa dos estudantes e seu baixo desempenho na elaboração dos argumentos. Outra dificuldade apresentada pelos estudantes está relacionada ao simbolismo e à hierarquia nas representações contidas nas imagens analisadas, além dos conhecimentos específicos relacionados aos conteúdos abordados pelas mesmas. Espera-se que os resultados obtidos neste estudo sirvam de alavanca para promover, futuramente, uma intervenção por parte dos professores e das instituições com relação ao modo de avaliação e com relação a utilização da imagem como uma ferramenta metodológica de ensino-aprendizagem. Dessa forma, espera-se que a imagem seja, cada vez mais analisada com maiores detalhes e utilizada com maior frequência em sala de aula, corroborando assim para o desenvolvimento da argumentação e domínio da linguagem científica na disciplina de Bioquímica no Ensino Superior.
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