Mostrar registro simples

dc.creatorMartins, Matheus Valduga
dc.date.accessioned2022-01-20T13:47:55Z
dc.date.available2022-01-20T13:47:55Z
dc.date.issued2020-03-19
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/23592
dc.description.abstractEsta investigación se dedicó a crear un catálogo de discos, singles y EP’s brasileños lanzados entre 2017-2019, que discuten temas presentes en la enseñanza de la Historia brasileña desarrollada para maestros de secundaria de la educación escolar básica. El catálogo contiene veinte (20) producciones nacionales presentadas al público en los tres años mencionados. A través de las letras, melodías y portadas de las obras, buscamos conectar ejes temáticos de la enseñanza de la Historia, señalados por los Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) y las Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCN). Es un estudio de la historia de la actualidad que, de manera multidisciplinaria, no solo los profesores de Historia pueden usar el catálogo, sino los otros grados en Humanidades. Principalmente compuesto por trabajos de rap, y con un disco de rock, los trabajos de catálogo seleccionados tienen el objetivo de dialogar con los temas categorizados em las palabras clave: desigualdades sociales; pluralidades: culturales, étnicas y religiosas; empoderamiento femenino; identidad; esclavitud/postabolición en Brasil y la historia indígena brasileña. Tanto la discusión teórica debatida como el producto desarrollado, el catálogo, se presentan como una alternativa didáctica, ya que la Música se entiende como un recurso que se puede utilizar en las prácticas escolares de enseñanza de la Historia.spa
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectProfHistóriapor
dc.subjectHistória do tempo presentepor
dc.subjectDidáticapor
dc.subjectRapeng
dc.subjectRockpor
dc.subjectHistoria de la actualidadspa
dc.subjectDidácticaspa
dc.subjectHip hopeng
dc.title“Educação é compromisso, não é viagem”: temáticas para o ensino de história em álbuns musicais nacionais (2017-2019)por
dc.title.alternative“Educación es un compromiso, no un viaje”: temas para la enseñanza de la historia en discos musicales nacionales (2017-2019)spa
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa dedicou-se a criar um catálogo de álbuns, singles e EP’s musicais brasileiros lançados entre 2017-2019, que debatem temáticas presentes no ensino de História do Brasil desenvolvido para professores de Ensino Médio da educação básica escolar. O catálogo contém vinte (20) produções nacionais trazidas ao público nos três anos apontados. Através das letras, melodias e capas das obras, buscamos conectar eixos temáticos do ensino de História, apontados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e pelas Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (OCN). Tratando-se de um estudo de história do tempo presente no qual de maneira interdisciplinar não só professores de História possam utilizar o catálogo, mas das demais licenciaturas das Ciências Humanas. Majoritariamente formado por obras de rap, e com um álbum de rock, as obras do catálogo que selecionadas tem como objetivo dialogar com as temáticas categorizadas em palavras-chaves: desigualdades sociais; pluralidades: cultural, étnica e religiosa; empoderamento feminino; identidade; escravização/pós-abolição no Brasil e história indígena brasileira. Tanto a discussão teórica debatida quanto o produto desenvolvido, o catálogo, apresentam-se como uma alternativa didática, pois compreende-se a Música como um recurso que pode ser usada nas práticas escolares do ensino de História.por
dc.contributor.advisor1Mourad, Leonice Aparecida de Fatima Alves Pereira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7689442989367017por
dc.contributor.referee1Santos, João Manuel Casquinha Malaia
dc.contributor.referee2Benetti, Viviana
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6216476903748096por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentHistóriapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de História em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApor
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail
Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
Exceto quando indicado o contrário, a licença deste item é descrito como Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International