Aprendizagem baseada em problemas na formação inicial do professor de matemática: um experimento
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Data
2019-12-17Primeiro membro da banca
Bulegon, Ana Marli
Segundo membro da banca
Mathias, Carmen Vieira
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A presente pesquisa tem por problemática investigar quais são as potencialidades de aprendizados de um grupo, composto por quatro estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Através de uma sequência didática nos moldes da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) no ensino de funções. Ao todo, foram desenvolvidos 11 encontros, sendo um por semana no turno da tarde, com duração média de duas horas. As atividades elaboradas são compostas pelo conceito de funções afim, quadrática e aplicações. Como aporte teórico adotou-se a Teoria da Carga Cognitiva, de John Sweller. Antes do desenvolvimento do estudo, o grupo respondeu a um questionário inicial para verificar os conhecimentos prévios acerca de funções e do ABP, e um segundo questionário no final da sequência didática. Como ferramenta de coleta de dados foram constituídos o diário do pesquisador e uma planilha intitulada de fotografia do momento, servindo de apoio para cumprimento do objetivo. Realizou-se, portanto, uma pesquisa-ação, de cunho qualitativo. Analisando o primeiro questionário, foi possível identificar o desconhecimento acerca de metodologias ativas, do conceito de problema em aberto. Confrontando o diário do pesquisador e o segundo questionário com o primeiro, foi possível inferir que o ABP apresenta tanto fatores complicadores – o tempo, a preparação do professor, a construção do problema, o medo em utilizar métodos novos e as dificuldades dos alunos – como facilitadores – a interdisciplinaridade, a preparação profissional, a iniciação no método científico, a atividade prática e o trabalho em grupo.
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