A Educação Física e a Base Nacional Comum Curricular: antigas e novas problematizações
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Data
2021-01-28Primeiro membro da banca
Sagrillo, Daniele Rorato
Segundo membro da banca
Frizzo, Giovanni Felipe Ernst
Metadata
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Este estudo objetiva investigar a Base Nacional Comum Curricular, em específico analisar como se apresenta a área da Educação Física na atual BNCC, buscando identificar e analisar o projeto de educação que se apresenta na referida Base para a área da Educação Física Escolar. Buscamos, também, evidenciar as contradições e contribuições para a formação dos alunos, na etapa da educação básica, bem como analisar o perfil de trabalhador que a BNCC perspectiva formar e quais os possíveis impactos decorrentes da legislação proposta para o trabalho pedagógico na Educação Física Escolar. Enquanto método de pesquisa, utilizamo-nos do materialismo histórico dialético. Realizamos revisão bibliográfica; análise da legislação da BNCC e em particular, a análise da proposta para a área da Educação Física apresentada pela BNCC. Constatamos que a concepção da Educação Física presente na BNCC, preconiza uma formação pautada nos princípios que sustentam o modelo de organização social capitalista a partir das necessidades de sua reestruturação produtiva, pois seus preceitos almejam a adaptação dos educandos à forma de sociabilidade atual, onde o processo educacional media o desenvolvimento dos indivíduos à conformidade ao modo de vida estabelecido, sem intenções de transformá-lo e as políticas educacionais seguem a pauta das políticas econômicas.
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