Indícios de relações com a matemática de pesquisadores em educação matemática
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Data
2021-12-17Primeiro membro da banca
Souza, Denize da Silva
Segundo membro da banca
Borges, Pedro Augusto Pereira
Terceiro membro da banca
Noguti, Fabiane Cristina Höpner
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa objetiva analisar relações com a matemática explicitadas por alguns pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação que desenvolveram estudos sobre conceitos/conteúdos de matemática fundamentados na noção da relação com o saber no Brasil. Por meio de uma abordagem qualitativa, este estudo está estruturado a partir do formato multipaper, composto por três manuscritos que possuem singularidades em relação aos objetivos, a saber: constituir um panorama nacional de pesquisas stricto sensu que consideram o aporte teórico da relação com o saber e abordam conceitos/conteúdos de matemática; identificar compreensões e problemáticas evidenciadas por pesquisadores vinculados a estudos stricto sensu sobre relações com o ensinar e o aprender matemática; investigar elementos que caracterizam relações com a matemática, apontados por pesquisadores de produções stricto sensu desenvolvidas a partir do aporte teórico da relação com o saber. Para tanto, a produção de dados do primeiro manuscrito caracteriza-se como um mapeamento a partir da Rede de Pesquisa Sobre Relação com o Saber (REPERES), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e os demais também consideram as respostas de uma entrevista ou um questionário desenvolvido com 16 pesquisadores que elaboraram e/ou orientaram produções stricto sensu identificadas no mapeamento inicial. Entre os resultados, identifica-se que 269 pesquisas consideraram esse aporte teórico, observa-se que todas as regiões brasileiras apresentam pelo menos três pesquisas, destacando Nordeste, Sudeste e Sul com 94,42% da produção nacional. Em específico, constata-se que 49 produções estabelecem uma relação direta com a matemática. Observa-se a falta de pesquisa que tomam como sujeitos docentes e discentes de programas de pós-graduação, bem como de estudos sobre elementos que caracterizam relações com a matemática com ênfase na sua natureza. Além disso, por meio das entrevistas e questionários, evidencia-se que a relação com o saber pode ser compreendida através de três vertentes, a relação com o aprender, ensinar e aprender ensinar, promovendo aproximações entre teoria e prática. Constata-se que, ao entrar em contato com a noção, o pesquisador modifica o modo com que o sujeito entende as relações consigo, com os outros e com o mundo, reconhecendo a docência como uma relação de prática e pesquisa. No que se refere às percepções que caracterizam relações com a matemática, identificam-se cinco elementos: correntes filosóficas; conhecimentos científico e escolar; modelos aplicados; aspectos socioculturais e práticas sociais. A partir disso, realça-se a perspectiva humanista apresentada pelos pesquisadores, evidenciando a preocupação com uma matemática que considere aspectos sociais e cultuais.
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