Educação inclusiva como princípio de gestão escolar
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Data
2021-02-08Autor
Lazzarotto, Katiâni do Carmo
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Mostrar registro completoResumo
Este estudo objetivou analisar as ações da gestão escolar da EMEF Chácara das Flores, da cidade de Santa Maria – RS, procurando compreender como o princípio de inclusão vem sendo operado nas práticas que são desenvolvidas pelos sujeitos que ali atuam. Nessa escola, grande parte de seus alunos são oriundos de famílias em situação de vulnerabilidade social. Diante desse fato, e com a intenção de transformar essa realidade, a gestão passou a assumir a Política de Inclusão como centro de seu trabalho. O estudo organizou-se metodologicamente a partir da realização de uma entrevista com a diretora e com a vice-diretora da escola e da análise do Projeto Político Pedagógico – PPP e do Regimento Escolar. Os dados foram analisados a partir de autores como Carvalho, Roseiro e Lourenço (2020); Gallo (2014); Kohan (2020); Ribeiro (2020) e dentre outros, que foram localizados através de uma pesquisa do Estado do Conhecimento. A partir desse estudo, percebeu-se que as práticas que vêm sendo desenvolvidas estão sendo significativas para aquele contexto escolar. Apostar na inclusão como uma possibilidade de mudança foi fundamental para que a escola pudesse se reinventar e desconstruir os significados existentes sobre ela e sobre os sujeitos que por ela passam. Como resultado de um trabalho coletivo hoje a escola Chácara das Flores é vista como um espaço que materializa a potência do que pode a escola na produção de uma sociedade que ao se mostrar atenta ao singular, fortalece as nossas possibilidades de vida com o outro.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
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