Filtros de conteúdo nas mídias sociais digitais: como usuários do Facebook podem revelar pistas sobre os algoritmos e a desinformação
Resumo
Este trabalho de conclusão de curso busca esclarecer sobre o uso dos filtros de conteúdo nas mídias sociais digitais e discutir de que forma esses mecanismos podem fomentar a desinformação e a formação de bolhas entre os indivíduos. A partir da Análise de Conteúdo e de entrevistas semi-estruturadas, buscou-se atingir o objetivo geral do trabalho que é compreender o funcionamento do algoritmo e da desinformação por meio de pistas dadas por usuários do Facebook. Quanto aos objetivos específicos, eles buscaram entender como o comportamento do usuário pode fomentar a formação de bolhas e a desinformação; analisar de que forma o usuário é impactado pelas bolhas e pela desinformação; compreender como o usuário percebe o impacto dos filtros e desinformação; e avaliar como o fluxo de informações nas mídias sociais digitais é condicionado pelos filtros. Os algoritmos são mecanismos utilizados pelas plataformas digitais para direcionar aos indivíduos conteúdos mais próximos de sua preferência, de acordo com as características que a pessoa apresenta na utilização de mídias como o Facebook. Ao definir quais informações devem aparecer para cada usuário, os algoritmos formam filtros que podem estimular a desinformação e aprisionar as pessoas em bolhas sem pluralidade de informações e opiniões. Com isso, o trabalho está estruturado em quatro capítulos, sendo que os dois primeiros são teóricos, abordando os filtros, a formação de bolhas e a desinformação nas mídias sociais digitais. No terceiro capítulo, é tratado sobre o percurso metodológico utilizado para realizar a análise. Por fim, no quarto capítulo, são apresentados os resultados adquiridos a partir da análise. Com a realização dessa investigação, foi compreendido que a maioria dos usuários digitais pesquisados, apesar de ainda terem dúvidas sobre o funcionamento dos algoritmos, percebe que as redes sociais digitais direcionam conteúdos de acordo com a preferência pessoal. Também foi possível entender como essa problemática pode afetar o indivíduo e suas relações pessoais. Além disso, a pesquisa permitiu verificar que maioria desses usuários vivem em bolhas informativas, algo constatado pela falta de pluralidade nas publicações analisadas no feed do Facebook.
Coleções
- TCC Jornalismo [84]
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