Saberes e representações em dança: um olhar acerca da formação docente nos anos iniciais do ensino fundamental
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Data
2009-08-14Primeiro membro da banca
Antunes, Helenise Sangoi
Segundo membro da banca
Gil, João Pedro de Alcântara
Terceiro membro da banca
Oliveira, Marilda Oliveira de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Através da linha de pesquisa Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional do PPGE/UFSM, realizou-se o presente estudo, de caráter qualitativo, tendo como objetivo principal investigar os saberes e representações de professores (as) dos anos iniciais, sobre o conteúdo Dança e relacioná-los com sua formação profissional. A pesquisa foi realizada com um grupo de quatro professoras que atuam nos anos iniciais do ensino fundamental de uma Escola Pública de Santa Maria – RS. O instrumento para a produção das informações foi através de entrevista semi- estruturada sobre a temática, com a análise de discurso na perspectiva da Teoria das Representações Sociais. As docentes participantes possuíam formações distintas em nível de curso superior, sendo que apenas duas delas tiveram contato com o conteúdo Dança na universidade. Entretanto, foi constatado que suas representações e saberes evidenciados sobre o dançar não diferiram de maneira significativa das demais participantes. Isto evidenciou que o contato com a Dança na formação superior não foi significativo frente aos saberes e representações oriundos do âmbito extra-profissional e da experiência docente no contexto em que estavam inseridas. As participantes defenderam a presença de professores (as) especialistas para os anos iniciais do ensino fundamental, referindo-se a Arte e a Educação Física, mas não houve reconhecimento da Dança como área autônoma. Constatou-se também que algumas delas fazem uso do dançar de forma espontaneísta, ou em atividades que são repetições das danças encontradas na mídia, principalmente sendo utilizada nas festividades escolares. Evidenciou-se saberes e representações da Dança como lazer, influenciada pela mídia, para mulheres e como meio de expressão, destacando-se uma visão utilitarista de seu ensino nos anos iniciais. Através dos resultados, pode-se concluir que os saberes e as representações docentes identificados sobre a Dança têm influências diretas em sua realização na Escola. Para tornar a Dança possível e significativa nos anos iniciais, faz-se necessário primeiramente partir da realidade docente frente a este conteúdo. Portanto, seja nos cursos de formação inicial ou continuada, levando-se em consideração os saberes e representações em Dança, pode-se desmistificar questões de origem histórico-cultural que os envolvem, proporcionando aos (às) docentes reflexões e debates, além de experiências sentidas em seus corpos, a fim de alcançar autonomia para lidar com esse conteúdo.
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