Um estudo sobre as necessidades formativas dos professores de Filosofia na rede estadual de ensino médio da cidade de Santa Maria
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Data
2007-06-26Primeiro membro da banca
Terrazzan, Eduardo Adolfo
Segundo membro da banca
Gallina, Albertinho Luiz
Metadata
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Esta pesquisa foi desenvolvida no Curso de Mestrado em Educação, da Universidade
Federal de Santa Maria/ UFSM, na Linha de Pesquisa Formação, Saberes e
Desenvolvimento Profissional. Nosso objetivo foi verificar quais são as necessidades
formativas dos professores de Filosofia da rede estadual de ensino médio da cidade de
Santa Maria, a partir da análise dos questionários enviados aos professores. As questões de
pesquisa foram: 1- Identificar quais as modalidades de formação continuada são oferecidas
aos professores de Filosofia da rede estadual de ensino médio da cidade de Santa Maria; 2-
Verificar se as necessidades formativas dos professores de Filosofia da rede estadual de
ensino médio da cidade de Santa Maria estão atendendo às necessidades dos docentes
pelos cursos de formação continuada, oferecidos pelas escolas de atuação; 3-
Compreender como os professores de Filosofia estão enfrentando as mudanças do ensino
médio e da disciplina Filosofia na rede estadual de ensino médio da cidade de Santa Maria -
8ª CRE (Coordenadoria Regional de Educação). A abordagem é qualitativa e os
instrumentos utilizados foram um formulário e um questionário. A presente pesquisa
apresenta uma leitura das necessidades formativas dos professores de Filosofia na rede
estadual de ensino médio da cidade de Santa Maria, a partir da descrição de professores.
Nossa leitura, em determinado sentido, foi realizada “a certa distância”, pois apenas
analisamos as considerações dos professores a partir dos questionários por eles
respondidos. Abordamos algumas questões do ensino da Filosofia e sua realidade na
cidade de Santa Maria, a partir das descrições feitas pelos professores no questionário.
Percebemos que muitas são as questões apresentadas: em relação ao ensino da Filosofia,
prevalece um ensino voltado para a reflexão filosófica. Em relação às condições do trabalho
docente, apresentam-se, em geral, escassos recursos, salários baixos, falta de
interdisciplinaridade, professores e alunos desmotivados. Discutimos também questões
relacionadas ao ensino da disciplina de Filosofia e sua inclusão definitiva no currículo do
ensino médio no Brasil. O estudo traz autores que escrevem sobre a Filosofia e seu ensino,
entre eles Gallo (2000), Cerletti (2004), Ghedin (2002), Favaretto (2004) bem como autores
que discutem sobre a análise de necessidades formativas, sobretudo Rodrigues e Esteves
(1993). Para concluir, apresentamos algumas considerações finais que pensamos ser
oportunas sobre o ensino da Filosofia e os professores da referida disciplina.
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