Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por título
Itens para a visualização no momento 63-82 of 136
-
Formação acadêmico-profissional de licenciandos em química por meio de módulos de ensino sobre transformações químicas
(2019-12-06)Um assunto central relacionado à Química é o de transformações químicas, este por sua vez para ser compreendido adequadamente deve ser abordado com base nos três níveis de representação da matéria (macroscópico, ... -
Formação continuada de professores de ciências e de matemática no contexto da modelagem na perspectiva epistemológica de Stephen Toulmin
(2021-06-02)A modelagem pode consistir em uma possibilidade metodológica para se caminhar em direção a uma construção conceitual que considere a complexidade das relações envolvidas entre as ciências e a matemática. Partindo desta ... -
Formação continuada de professores de uma escola pública estadual, visando a inserção das TIC em sala de aula
(2019-08-26)Esta pesquisa foi desenvolvida entre os anos de 2015 a 2018 em uma escola pública estadual da cidade Santa Maria/RS e contou com a participação de docentes e discentes esta escola. O objetivo do estudo foi o de analisar ... -
A formação continuada de professores do Pacto em escolas públicas estaduais abrangidas pela 24ª CRE
(2017-09-12)Este trabalho investiga a temática da formação continuada de professores que foi desenvolvida tendo como objeto o curso de formação continuada do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (Pacto), oferecido para ... -
Formação de educadores de ciências da EJA: possibilidades e desafios da articulação Freire-CTS-Andragogia
(2022-03-22)O presente trabalho buscou investigar as possibilidades e os desafios que um processo formativo fundamentado nos princípios Freire-CTS-Andragogia apresenta aos conhecimentos e ás práticas de educadores da área das Ciências ... -
A formação docente e o currículo escolar: o navegar da abordagem temática
(2023-09-04)Esta tese, de natureza qualitativa, tem como objetivo discutir possíveis entrelaçamentos entre Currículo Escolar, no âmbito da Abordagem Temática, com a Formação Docente, em especial nos contextos de processos formativos. ... -
Formação docente para um ensino de (e sobre) ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: possibilidades para alfabetização científica
(2019-03-28)Um sujeito cientificamente alfabetizado compreende os conceitos científicos, a Natureza da Ciência e o entrelaçamento entre Ciência, Tecnologia e Sociedade e, a partir desses pressupostos, consegue agir na resolução de ... -
Fumo passivo: das concepções dos alunos à utilização de uma ferramenta pedagógica sobre o tema no ensino fundamental
(2010-08-05)O presente estudo, de caráter qualitativo, teve como tema central o fumo passivo pela perspectiva da Educação em Ciências. Buscando gerar subsídios que colaborassem para o estabelecimento de estratégias pedagógicas promotoras ... -
Genética e suas aplicações : identificando o tema em diferentes contextos educacionais /
(2014-12-15)A Genética, subárea da Biologia, é de grande importância para o estudo e compreensão da diversidade, hereditariedade e evolução dos seres vivos. O entendimento significativo desta subárea, com suas correlações e aplicações, ... -
A habilidade argumentativa e a capacidade de resolver problemas nos anos finais do ensino fundamental
(2017-02-23)Uma das metas do Ensino de Ciências é a formação de indivíduos autônomos, críticos, reflexivos, capazes de resolver impasses com eficiência. O objetivo central desse estudo foi investigar se a utilização de atividades ... -
Heredogramas familiares na educação básica: ensino e aprendizagem pela interdisciplinaridade e contextualização do conhecimento
(2015-03-20)Despertar o interesse dos estudantes para os conhecimentos científicos não faz sentido, se não houver a correlação do que é ensinado na escola com a vida e o contexto do aluno. No ensino de Biologia, o tema hereditariedade ... -
História da ciência e atividades práticas: proposta para formação inicial de docentes
(2012-02-12)O presente trabalho tem como ideia geral a associação entre atividades práticas e História da Ciência para o ensino de Ciências no Ensino Médio, considerando que essa forma de apresentação tem grande potencial para motivar ... -
Implementação do tema saúde da mulher para estudantes de nível médio baseada em literatura médico-científica
(2022-11-08)Introdução: A adolescência é um período de transição da infância para a fase adulta marcado por transformações físicas e psicossociais, bem como por conflitos relacionados às incertezas e inseguranças. E nesse sentido a ... -
A influência das Diretrizes Curriculares Nacionais e do clima organizacional na formação profissional em fisioterapia
(2020-02-28)Com o aumento significativo dos cursos de graduação em fisioterapia foi necessário estabelecer-se critérios para uniformizar os currículos que, ao mesmo tempo, tinham de ser flexíveis, atender as necessidades específicas ... -
A inserção da educação ambiental na formação de professores: das percepções, às práticas
(2016-07-14)Este trabalho apresenta a abordagem da Educação Ambiental (EA) no desenvolvimento profissional de professores, inserindo-se tanto na formação inicial, quanto permanente destes profissionais, visto que, essa dimensão é ... -
A inserção da perspectiva ciência-tecnologia-sociedade na formação inicial de professores de Química
(2016-08-12)Neste trabalho investigou-se a inserção da perspectiva Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS) na formação inicial de professores. O desenvolvimento ocorreu em um componente curricular de Prática de Ensino, com estudantes de ... -
Integração de UEPS e projetos experimentais de aprendizagem no ensino de física no contexto do ensino médio integrado
(2021-10-07)A modalidade Ensino Médio Integrado a Educação Profissional tem o intuito de aproximar o conhecimento científico dos conhecimentos culturais, sociais e do mundo do trabalho, permitindo ao aluno, não somente cursar a formação ... -
A interdisciplinaridade em diferentes contextos educacionais: contribuições para o ensino de biologia
(2017-02-24)O presente trabalho investigou como a interdisciplinaridade está presente em diferentes contextos de ensino de Biologia. Esta pesquisa utilizou abordagem quanti-qualitativa, por meio de análise documental, questionários ... -
A interdisciplinaridade entre as ciências e a educação física na visão de alunos do ensino fundamental e médio
(2013-12-12)O presente estudo investigou entre alunos de escolas da rede pública e da rede privada de ensino, qual a visão dos mesmos sobre a existência de interdisciplinaridade entre os conteúdos das disciplinas de ciências e de ... -
Intervenções educativas em saúde com professores e alunos do ensino fundamental por meio da problematização
(2013-11-13)A inserção de temáticas relacionadas à saúde e aos fatores de risco para doenças e agravos não transmissíveis (DANTs) deve ser priorizada no contexto escolar, uma vez que estas doenças representam a primeira causa de morte ...