Universidade Federal de Santa Maria
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • português (Brasil) 
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • Entrar
Manancial - Repositório Digital da UFSM
Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por data do documento 
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Tese de Doutorado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
  • Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por data do documento
  •   Página inicial
  • Bibliotecas Digitais (SiB-UFSM)
  • Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD UFSM)
  • Tese de Doutorado
  • Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde
  • Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por data do documento
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por data do documento

Classificar por:

Ordenar:

Resultados:

Itens para a visualização no momento 1-20 of 144

  • autor
  • data do documento
  • data de submissão
  • orientador
  • programa
  • tipo
  • título
  • Ascendente
  • Descendente
  • 5
  • 10
  • 20
  • 40
  • 60
  • 80
  • 100
    • Fumo passivo: das concepções dos alunos à utilização de uma ferramenta pedagógica sobre o tema no ensino fundamental 

      Salla, Lilian Fenalti (2010-08-05)
      O presente estudo, de caráter qualitativo, teve como tema central o fumo passivo pela perspectiva da Educação em Ciências. Buscando gerar subsídios que colaborassem para o estabelecimento de estratégias pedagógicas promotoras ...
    • Percepções de alunos e professores da rede pública municipal de ensino fundamental de Uruguaiana acerca da educação sexual na escola 

      Moreira, Betina Loitzenbauer da Rocha (2011-02-15)
      A temática da sexualidade exige coragem e um bom grau de conhecimento técnico para abordar este tema delicado em sala de aula. O tema orientação sexual faz parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais como conteúdo transversal ...
    • Do gene à proteína: explorando o GenBank com alunos do ensino médio 

      Rosa, Rosane Teresinha Nascimento da (2011-06-07)
      Este estudo relata a aplicação da Unidade Didática (UD): Explorando o GenBank com alunos do ensino médio, a qual envolveu 20 horas/aula com um grupo de 06 alunos voluntários do 2º ano do ensino médio do Colégio Militar ...
    • Educação ambiental objetiva para os níveis de ensinos: fundamental e médio 

      Carpes, Cleonir Martins (2011-06-27)
      O trabalho visou apresentar aos níveis de Ensinos: Fundamental e Médio de Santa Ma-ria RS, propostas de inserção curricular de temas nas escolas, voltados para a Edu-cação Ambiental Objetiva bem como o fornecimento de ...
    • O aborto como um problema de saúde pública: contribuições para o debate nas áreas da saúde e educação 

      Carpilovsky, Cristiane Kohler (2011-10-21)
      O aborto é um tema presente desde os tempos mais remotos e com o passar dos anos vem crescendo o interesse sobre o mesmo, visto que se trata de uma questão multidisciplinar de relevância significativa. Atualmente, o aborto ...
    • História da ciência e atividades práticas: proposta para formação inicial de docentes 

      Sepel, Lenira Maria Nunes (2012-02-12)
      O presente trabalho tem como ideia geral a associação entre atividades práticas e História da Ciência para o ensino de Ciências no Ensino Médio, considerando que essa forma de apresentação tem grande potencial para motivar ...
    • Sexualidade e educação sexual: prática docente em uma escola pública de Juazeiro do Norte - CE 

      Quirino, Glauberto da Silva (2012-05-25)
      Estudo do tipo etnográfico, adaptado à educação, cujo objetivo geral foi investigar ações e relações dos/as professores/as e seu trabalho cotidiano na educação sexual de adolescentes do Ensino Fundamental e Médio que ...
    • O processo de experimentação promovendo aprendizagens e competências científicas 

      Sartori, Paulo Henrique dos Santos (2012-08-31)
      A experimentação tem sido uma prática pouco e inadequadamente explorada no espaço escolar assumindo funções de demonstração e verificação, predominantemente centradas no resultado final. Propomos, então, focalizar o seu ...
    • A qualidade de vida dos professores de ciências e a relação das suas disciplinas com o cotidiano dos alunos em uma escola pública no interior do Rio Grande do Sul 

      Brum, Liliani Mathias (2012-09-13)
      O ensino de ciências tem sido um desafio para a educação, pois os alunos não apresentam perceber a utilidade dos conteúdos ministrados nas aulas e os professores referem-se a dificuldades para desempenharem as suas atribuições ...
    • O ensino de ciências nos anos iniciais: sinalizando possibilidades de mudanças 

      Goldschmidt, Andréa Inês (2012-12-17)
      O presente trabalho teve como ideia geral investigar o que pensam os alunos de anos iniciais sobre a Ciência e se as concepções acerca da Ciência entre os educandos e os professores são semelhantes ou distintas. Após, ...
    • Saúde cardiovascular como tema gerador no curso normal 

      Lara, Simone (2013-02-04)
      As doenças cardiovasculares representam a primeira causa de morte no Brasil, acarretando altos custos ao sistema de saúde pública no país. É conhecido que grande parte dos fatores de risco que levam ao desenvolvimento ...
    • A violência doméstica e as dificuldades de aprendizagens em jovens de escolas públicas de ensino médio de Santa Maria/RS 

      Rossato, Verginia Medianeira Dallago (2013-04-12)
      Na proposta de investigação buscamos relacionar a violência doméstica sofrida pelos jovens que cursavam o ensino médio na rede pública estadual no Município de Santa Maria/RS e possíveis problemas de aprendizagem ...
    • Educação em ciências e seu compromisso com a saúde: aterosclerose como ferramenta pedagógica 

      Pasquali, Ísis Samara Ruschel (2013-04-26)
      A população mundial está vivendo mais, porém está mais doente, afirma a pesquisa americana Global Burden of Disease Study (Estudo da Carga de Saúde Global), realizada em 2010. As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) ...
    • Aproximando universidade e escola através da produção acadêmica 

      Coutinho, Renato Xavier (2013-05-08)
      O Brasil passa por um processo de aumento de sua produção científica em diversas áreas, entre elas a área do ensino de ciências e matemática. Entretanto boa parte dessas pesquisas que deveriam contribuir para a melhoria ...
    • Avaliação da pós-graduação brasileira em ciências agrárias nas quatro últimas avaliações trienais da CAPES 

      Trajano, Marcos Antonio Borges (2013-07-08)
      O objetivo do trabalho foi avaliar a produção científica dos seguintes Programas de Pós- Graduação em Ciências Agrárias I no Brasil (Produção Vegetal, Fitotecnia, Fitopatologia, Entomologia, Melhoramento de Plantas, ...
    • Diferentes recursos didático-pedagógicos no ensino de biologia: aproximando os conhecimentos científicos do cotidiano dos estudantes 

      Carlan, Francele de Abreu (2013-07-11)
      Este estudo apresenta como tema central a importância de se utilizar diferentes ferramentas didáticas com o intuito de superar as dificuldades de aprendizagem em conteúdos abstratos como a Biologia Celular e Molecular, ...
    • Clima organizacional de discentes e servidores de pós-graduação de uma instituição pública de ensino superior 

      Moro, Angélica Balconi (2013-08-28)
      A avaliação do clima organizacional surge como uma ferramenta que permite conhecer o ambiente de trabalho, fornecendo informações que os gestores poderão utilizar estrategicamente para dar sentido às mudanças de cenários, ...
    • Apropriação do conceito de célula por estudantes de escolas públicas de Santa Maria, RS, a partir de uma ferramenta pedagógica 

      Garcia, Janisse Viero (2013-09-25)
      Entender como os estudantes elaboram os conceitos durante a trajetória escolar constitui um importante instrumento no processo de ensino aprendizagem, uma vez que estes podem auxiliar na elaboração e planejamento das ...
    • Intervenções educativas em saúde com professores e alunos do ensino fundamental por meio da problematização 

      Copetti, Jaqueline (2013-11-13)
      A inserção de temáticas relacionadas à saúde e aos fatores de risco para doenças e agravos não transmissíveis (DANTs) deve ser priorizada no contexto escolar, uma vez que estas doenças representam a primeira causa de morte ...
    • A interdisciplinaridade entre as ciências e a educação física na visão de alunos do ensino fundamental e médio 

      Weber, Jacir Vicente (2013-12-12)
      O presente estudo investigou entre alunos de escolas da rede pública e da rede privada de ensino, qual a visão dos mesmos sobre a existência de interdisciplinaridade entre os conteúdos das disciplinas de ciências e de ...

      Sistema de Bibliotecas da UFSM
      Entre em contato | Deixe sua opinião
      B13 – FAO AGRIS data provider 2025
      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.
       

       

      Navegar

      Todo o repositórioComunidades e ColeçõesData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicençasEsta coleçãoData do documentoAutoresOrientadoresTítulosAssuntosÁreas do CNPQDepartamentosProgramasUnidadesTiposLicenças

      Minha conta

      EntrarCadastro

      Sistema de Bibliotecas da UFSM
      Entre em contato | Deixe sua opinião
      B13 – FAO AGRIS data provider 2025
      O Manancial - Repositório Digital da UFSM utiliza a versão 6.3 do software DSpace.
      Av. Roraima, 1000. Cidade Universitária "Prof. José Mariano da Rocha Filho".
      Bairro Camobi. CEP: 97.105-900. Santa Maria, RS, Brasil.