Navegação Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde por data do documento
Itens para a visualização no momento 1-20 of 139
-
Fumo passivo: das concepções dos alunos à utilização de uma ferramenta pedagógica sobre o tema no ensino fundamental
(2010-08-05)O presente estudo, de caráter qualitativo, teve como tema central o fumo passivo pela perspectiva da Educação em Ciências. Buscando gerar subsídios que colaborassem para o estabelecimento de estratégias pedagógicas promotoras ... -
Percepções de alunos e professores da rede pública municipal de ensino fundamental de Uruguaiana acerca da educação sexual na escola
(2011-02-15)A temática da sexualidade exige coragem e um bom grau de conhecimento técnico para abordar este tema delicado em sala de aula. O tema orientação sexual faz parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais como conteúdo transversal ... -
Do gene à proteína: explorando o GenBank com alunos do ensino médio
(2011-06-07)Este estudo relata a aplicação da Unidade Didática (UD): Explorando o GenBank com alunos do ensino médio, a qual envolveu 20 horas/aula com um grupo de 06 alunos voluntários do 2º ano do ensino médio do Colégio Militar ... -
Educação ambiental objetiva para os níveis de ensinos: fundamental e médio
(2011-06-27)O trabalho visou apresentar aos níveis de Ensinos: Fundamental e Médio de Santa Ma-ria RS, propostas de inserção curricular de temas nas escolas, voltados para a Edu-cação Ambiental Objetiva bem como o fornecimento de ... -
O aborto como um problema de saúde pública: contribuições para o debate nas áreas da saúde e educação
(2011-10-21)O aborto é um tema presente desde os tempos mais remotos e com o passar dos anos vem crescendo o interesse sobre o mesmo, visto que se trata de uma questão multidisciplinar de relevância significativa. Atualmente, o aborto ... -
História da ciência e atividades práticas: proposta para formação inicial de docentes
(2012-02-12)O presente trabalho tem como ideia geral a associação entre atividades práticas e História da Ciência para o ensino de Ciências no Ensino Médio, considerando que essa forma de apresentação tem grande potencial para motivar ... -
Sexualidade e educação sexual: prática docente em uma escola pública de Juazeiro do Norte - CE
(2012-05-25)Estudo do tipo etnográfico, adaptado à educação, cujo objetivo geral foi investigar ações e relações dos/as professores/as e seu trabalho cotidiano na educação sexual de adolescentes do Ensino Fundamental e Médio que ... -
O processo de experimentação promovendo aprendizagens e competências científicas
(2012-08-31)A experimentação tem sido uma prática pouco e inadequadamente explorada no espaço escolar assumindo funções de demonstração e verificação, predominantemente centradas no resultado final. Propomos, então, focalizar o seu ... -
A qualidade de vida dos professores de ciências e a relação das suas disciplinas com o cotidiano dos alunos em uma escola pública no interior do Rio Grande do Sul
(2012-09-13)O ensino de ciências tem sido um desafio para a educação, pois os alunos não apresentam perceber a utilidade dos conteúdos ministrados nas aulas e os professores referem-se a dificuldades para desempenharem as suas atribuições ... -
O ensino de ciências nos anos iniciais: sinalizando possibilidades de mudanças
(2012-12-17)O presente trabalho teve como ideia geral investigar o que pensam os alunos de anos iniciais sobre a Ciência e se as concepções acerca da Ciência entre os educandos e os professores são semelhantes ou distintas. Após, ... -
Saúde cardiovascular como tema gerador no curso normal
(2013-02-04)As doenças cardiovasculares representam a primeira causa de morte no Brasil, acarretando altos custos ao sistema de saúde pública no país. É conhecido que grande parte dos fatores de risco que levam ao desenvolvimento ... -
A violência doméstica e as dificuldades de aprendizagens em jovens de escolas públicas de ensino médio de Santa Maria/RS
(2013-04-12)Na proposta de investigação buscamos relacionar a violência doméstica sofrida pelos jovens que cursavam o ensino médio na rede pública estadual no Município de Santa Maria/RS e possíveis problemas de aprendizagem ... -
Educação em ciências e seu compromisso com a saúde: aterosclerose como ferramenta pedagógica
(2013-04-26)A população mundial está vivendo mais, porém está mais doente, afirma a pesquisa americana Global Burden of Disease Study (Estudo da Carga de Saúde Global), realizada em 2010. As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) ... -
Aproximando universidade e escola através da produção acadêmica
(2013-05-08)O Brasil passa por um processo de aumento de sua produção científica em diversas áreas, entre elas a área do ensino de ciências e matemática. Entretanto boa parte dessas pesquisas que deveriam contribuir para a melhoria ... -
Avaliação da pós-graduação brasileira em ciências agrárias nas quatro últimas avaliações trienais da CAPES
(2013-07-08)O objetivo do trabalho foi avaliar a produção científica dos seguintes Programas de Pós- Graduação em Ciências Agrárias I no Brasil (Produção Vegetal, Fitotecnia, Fitopatologia, Entomologia, Melhoramento de Plantas, ... -
Diferentes recursos didático-pedagógicos no ensino de biologia: aproximando os conhecimentos científicos do cotidiano dos estudantes
(2013-07-11)Este estudo apresenta como tema central a importância de se utilizar diferentes ferramentas didáticas com o intuito de superar as dificuldades de aprendizagem em conteúdos abstratos como a Biologia Celular e Molecular, ... -
Clima organizacional de discentes e servidores de pós-graduação de uma instituição pública de ensino superior
(2013-08-28)A avaliação do clima organizacional surge como uma ferramenta que permite conhecer o ambiente de trabalho, fornecendo informações que os gestores poderão utilizar estrategicamente para dar sentido às mudanças de cenários, ... -
Apropriação do conceito de célula por estudantes de escolas públicas de Santa Maria, RS, a partir de uma ferramenta pedagógica
(2013-09-25)Entender como os estudantes elaboram os conceitos durante a trajetória escolar constitui um importante instrumento no processo de ensino aprendizagem, uma vez que estes podem auxiliar na elaboração e planejamento das ... -
Intervenções educativas em saúde com professores e alunos do ensino fundamental por meio da problematização
(2013-11-13)A inserção de temáticas relacionadas à saúde e aos fatores de risco para doenças e agravos não transmissíveis (DANTs) deve ser priorizada no contexto escolar, uma vez que estas doenças representam a primeira causa de morte ... -
A interdisciplinaridade entre as ciências e a educação física na visão de alunos do ensino fundamental e médio
(2013-12-12)O presente estudo investigou entre alunos de escolas da rede pública e da rede privada de ensino, qual a visão dos mesmos sobre a existência de interdisciplinaridade entre os conteúdos das disciplinas de ciências e de ...