Proposta de atividades didáticas para a formação docente inicial e continuada com o enfoque em aspectos da aprendizagem baseada em problemas
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Data
2021-12-17Primeiro membro da banca
Goldschmidt, Andréa Inês
Segundo membro da banca
Santiago, Gisele
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Na contemporaneidade, o ensino ainda é desenvolvido de forma tradicional, descritivo, livresco e com ênfase na
memorização de conceitos, o que resulta em conteúdos descontextualizados e sem vinculação com questões
sociais, tecnológicas e científicas. Mas isso pode ser mudado, principalmente através da formação inicial de
professores, uma etapa importante na vida de um futuro educador que almeja exercer a docência de forma íntegra,
responsável e com desejo de colaborar na formação cidadã dos seus alunos. Assim, esta pesquisa propôs e avaliou
o uso de atividades didáticas extensionistas com o público docente, que aliam o ensino, a pesquisa e a extensão, e
foram ancoradas em uma aprendizagem baseada em problemas, na qual o aluno é visto como o centro do processo
de ensino-aprendizado. A pesquisa foi dividida em dois capítulos, sendo o primeiro o planejamento de um caderno
de extensão, com material didático voltado à formação inicial e continuada de professores e o segundo, centra-se
no desenvolvimento e na aplicação de um curso de extensão sobre a Aprendizagem baseada em Problemas (ABP),
com encontros síncronos e assíncronos, para graduandos de cursos de licenciatura em Pedagogia e das áreas das
Ciências da Natureza. O trabalho teve como objetivo apresentar ao público docente uma sequência de atividades,
planejadas para a didatização do tema câncer de pele, ao público de alunos do ensino básico. E, ainda, através do
curso de extensão, incentivar e capacitar a formação docente inicial e continuada a trabalhar com metodologias
ativas, como a ABP. Como resultado desta pesquisa, espera-se colaborar com a formação inicial e continuada dos
professores da Educação Básica, apresentando e construindo planejamentos de aula com foco na Base Nacional
Comum Curricular, de modo a aprimorar a prática pedagógica desses educadores.
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