Ciência e arte: análise da produção de murais como proposta para educação integral no ensino médio
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Data
2021-11-26Primeiro membro da banca
Del Valle, Analía Garnero
Segundo membro da banca
Pessano, Edward Frederico Castro
Terceiro membro da banca
Antunes, Félix Alexandre Soares
Quarto membro da banca
Schetinger, Maria Rosa Chitolina
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho tem como objeto de análise um projeto com vários anos de aplicação,
denominado BioRevitArt, que integra Ciência e Arte, utilizando pintura mural. Os alunos do
segundo e terceiro anos do ensino médio de uma escola pública estadual de São Gabriel/RS,
orientados pela professora de Biologia, atuam como protagonistas de sua aprendizagem. A
proposta da pintura mural é alicerçada em atividades de pesquisa sobre o tema que será
desenvolvido e redação de um relatório. São essas atividades que permitem a seleção de
informações que levarão a escolha dos elementos que serão representados em um mural na
parede da sala de aula. A análise do processo de produção dos murais destaca: i) a descrição
da metodologia utilizada na produção dos murais e sua aplicação com ferramenta pedagógica;
ii) a percepção do uso dos murais como recurso didático pelos docentes da escola, iii) o
desenvolvimento das habilidades dos alunos no decorrer do trabalho e iv) a criação de um
caderno de atividades, como consequência da existência dos murais nas salas de aula. Fatores
como protagonismo dos alunos na aquisição de habilidades e nas produções artísticas
fortalecem o sentimento de pertencimento à comunidade escolar, elemento extremamente
desejável para a integração escola-comunidade, mas que não se desenvolve facilmente em
situações tradicionais de ensino. A investigação foi desenvolvida sobre os efeitos do
BioRevitArt entre alunos e professores. Por meio da análise de conteúdo e análise textual
discursiva foram investigadas as percepções dos estudantes sobre habilidades e aprendizagens
no decorrer da participação no projeto. Utilizando a análise do discurso do sujeito coletivo,
foram investigadas e analisadas as diversas percepções e sugestões dos professores da escola
que não atuam na execução do projeto, mas que utilizam ou pretendem utilizar os murais
como ferramenta pedagógica. O comprometimento dos estudantes com a proposta do
BioRevitArt e as intenções manifestadas pelos docentes em utilizar os murais produzidos
como uma estratégia de ensino evidenciam que a integração entre a ciência e arte é
promissora para estimular a interdisciplinaridade e propostas de educação integral. Fica claro
também que a existência dos murais inspira os professores a pensarem em novas aplicações
didáticas, que colaboram para a renovação de práticas pedagógicas, estimulando propostas
inovadoras na sala de aula.
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