Uso do BIM para extração de quantitativos em comparação com o processo tradicional de uma construtora: um estudo de caso
Visualizar/ Abrir
Data
2022-02-17Autor
Marion, Guilherme Luiz Canzian
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A construção civil é um setor que possui grande impacto econômico na economia brasileira e é responsável por empregar uma grande parcela de profissionais brasileiros. No entanto, é uma atividade econômica cíclica, que apresenta momentos de alto ou baixo desenvolvimento conforme o cenário econômico nacional. Essa indústria ainda aplica muitos procedimentos e processos de projeto que estão se tornando obsoletos, um exemplo é o uso de tecnologias CAD para elaboração de projetos. Nesse sentido, o BIM, acrônimo para Building Information Modeling, é uma metodologia que tem ganhado destaque entre os profissionais do setor e sua implantação pode significar ganho de resultados em um setor que possui resistência em adotar inovações tecnológicas. Assim, este trabalho tem como objetivo desenvolver um estudo de caso a partir de um modelo 3D de uma edificação multifamiliar com auxílio do software Revit. Esse estudo foi possibilitado pelo trabalho paralelo de uma construtora local que utilizou uma metodologia tradicional de projeto para obtenção do orçamento de obra. Além disso, este trabalho pautou-se na aplicação da metodologia de Orçamento 5D, através do plug-in OrçaBIM, para comparar o processo orçamentário em BIM com o processo orçamentário usual da construtora. A aplicação desta metodologia de pesquisa resultou em um levantamento de quantitativos que pôde ser comparado aos quantitativos originais.
Em conclusão, a aplicação da metodologia BIM nos projetos desse estudo apresentou diversos benefícios em relação aos projetos em CAD, como ganho de precisão em levantamento de quantitativos e sincronia entre modelo BIM e orçamento.
Coleções
- TCC Engenharia Civil [272]
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: