A trajetória da assistência estudantil da UFSM e o protagonismo do movimento estudantil entre 1983-2013
Resumo
Este trabalho tem por objetivo realizar uma síntese da trajetória da política de assistência estudantil da UFSM, a partir da participação do movimento estudantil. Este trabalho foi realizado a partir de documentos e registros históricos da instituição, da Diretoria da Casa do Estudante Universitário II e do Diretório Central dos Estudantes, referentes ao período de 1983 a 2013. Valendo-se do método dialético referenciado em Karl Marx, utiliza-se a metodologia qualitativa, tendo como referencial Minayo (2009). Esta pesquisa está estruturada em três etapas: fase exploratória; trabalho de campo; e análise e tratamento do material empírico e documental. A fase exploratória consistiu na construção do objeto, organização do processo de pesquisa como um todo, incluindo o método e as técnicas a serem empregados. É nesta fase em que há a aproximação e aprofundamento acerca do tema em questão. Em seguida, no trabalho de campo, foram contatados os órgãos e entidades de interesse à pesquisa em busca de documentos, atas e registros históricos que serviram de base para este trabalho. Por último, na fase de análise e tratamento do material empírico e documental, foram reunidos e analisados todos estes documentos históricos, sendo produzido e escrito este trabalho, referenciando-se em todo arcabouço teórico inicial. Minayo(2009) segmenta esta fase em três passos: ordenação, classificação e análise dos dados coletados. Após a análise e sistematização dos registros, os dados relevantes foram agrupados em quatro subcapítulos, presentes neste trabalho. Percebeu-se que a década de 1980 é marcada por intensas mobilizações pela ampliação da moradia, tendo como plano de fundo o período de transição entre a Ditadura Militar e a redemocratização do país. A década de 1990, representa o avanço nas normativas internas ligadas a assistência estudantil. Os primeiros dez anos do novo milênio foram de grandes alterações na conjuntura nacional, indo de um contexto de desmonte do ensino superior público, a um processo de expansão massiva de vagas neste setor. A aprovação do decreto 7.234, em 2010, que institui o Programa Nacional de Assistência Estudantil, representou um marco na consolidação deste direito em nível nacional. Dentre os resultados, pode-se destacar a intensa participação dos estudantes em todos os processos de discussão e avanço em relação a assistência estudantil tanto na UFSM quanto em nível nacional.
Coleções
- TCC Serviço Social [191]
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