Participação na gestão escolar: aprendendo e construindo cidadania

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Data
2012-12-07Autor
Kunz, Cíntia Cristina Pruni
Metadata
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A abordagem da pesquisa trata de um estudo acerca da gestão
democrática na escola pública, no sentido de identificar e demonstrar quais são
os espaços existentes e utilizados pela comunidade para a participação da
gestão da escola. Sabendo que a gestão democrática da educação figura como
norma jurídica desde a Constituição de 1988, no entanto, apesar de existir
instrumentos para sua viabilização, muitas vezes a mesma não se concretiza
por falta de envolvimento dos indivíduos que compõem a comunidade escolar.
A pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso de caráter qualitativo e
contatou-se no decorrer da mesma que todos os espaços previstos para
participação da comunidade estão presentes na escola. E concluiu-se que a
gestão democrática na escola pública estudada está presente na proposta de
gestão da mesma, pois as pessoas que fazem parte da comunidade escolar
têm autonomia e liberdade de ação participando dos espaços existentes.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1010]