dc.creator | Garbosa, Guilherme Sampaio | |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T13:18:05Z | |
dc.date.available | 2022-04-07T13:18:05Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/24037 | |
dc.description.abstract | Routine warm ups bring innumerous benefits for clarinetists, including mental
preparation for performances, physical warm up, a review of the fundamentals of clarinet
playing and greater consistency in performance (BURKE, 1995). This study, therefore,
aimed to investigate pedagogical approaches to warm ups for clarinet used by
experienced teachers, Avraham Galper (1999), D. Ray McClellan (1986) and Kelly
Burke (1995), based on their teaching materials. More specifically, it aimed to verify how
each teacher structures the warm up theme; analyze the elements each emphasizes in
the warm up process; and reflect on the performance of these technical-musical
elements in the routine warm up practices of clarinetists. Studies in the area of clarinet
pedagogy by Clark (1983), McClellan (1987), Kycia (1999), Schmidt (2001), Cheeseman
(2001), Dees (2005), Gunlogson (2006), Miller (2010), Pavlovski (2012), Eastwood
(2015), Araújo (2016) and Tse (2018) grounded this qualitative multiple case study (YIN,
2005), which analyzed three exemplars of teaching material for the clarinet warm up.
Semi-structured interviews were also carried out with D. Ray McClellan and Guy
Yehuda, a previous student of Professor Avrahm Galper, and a questionnaire was
completed by Professor Kelly Burke. Based on the data generated, the pedagogical
approach of each teacher was described and analyzed in order to offer reflections and
guidelines for creating routine warm up practices for the clarinet player. Among the
particularities found in the approaches, we can mention the importance of developing
sonority in the chalumeau register and the 2341 offbeat approach (GALPER, 1999),
flexibility in changing the throat register by using the Thing technique and the technical
approach to scales of Labanchi-Weber (McCLELLAN, 1986), exercises for the left and
right hands and extended clarinet techniques (BURKE, 1995). It is also important to note
that there is not a single way to approach the clarinet warm up and that the triad of
sonority, technique and articulation make up the basis for developing a warm up routine.
Finally, it is important to emphasize the value of establishing connections between the
skills developed and the repertoire to be studied. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Warm-up | por |
dc.subject | Clarineta | por |
dc.subject | Ensino de instrumento | por |
dc.subject | Materiais didáticos | por |
dc.subject | Warm ups | eng |
dc.subject | Clarinet | eng |
dc.subject | Teaching materials | eng |
dc.subject | Musical instrument teaching | eng |
dc.title | Abordagens pedagógicas de Warm Up para clarineta: análise de materiais didáticos | por |
dc.title.alternative | Pedagogical approaches to clarinet Warm Up: analysis of teaching materials | eng |
dc.type | Tese | por |
dc.description.resumo | A prática de rotina do warm up para o clarinetista traz inúmeros benefícios como a
preparação mental para a performance, o aquecimento físico, a revisão dos
fundamentos da execução em clarineta e maior consistência na performance (BURKE,
1995). Neste sentido, este estudo objetivou compreender as abordagens pedagógicas
de warm up para clarineta de experientes professores, Avraham Galper (1999), D. Ray
McClellan (1986) e Kelly Burke (1995), com base em seus materiais didáticos.
Especificamente, buscou-se conhecer como cada professor estrutura a temática de
warm up; analisar quais elementos cada autor enfatiza no processo de warm up e
refletir sobre a execução destes elementos técnico-musicais na prática cotidiana de
warm up do clarinetista. Trabalhos de Clark (1983), McClellan (1987), Kycia (1999),
Schmidt (2001), Cheeseman (2001), Dees (2005), Gunlogson (2006), Miller (2010),
Pavlovski (2012), Eastwood (2015), Araújo (2016) e Tse (2018) na área da pedagogia
da clarineta fundamentaram esta investigação. A pesquisa, de abordagem qualitativa,
desenvolveu-se por meio do método de estudo de caso múltiplo (YIN, 2005), no qual
foram analisados três materiais didáticos de warm up para clarineta. Além dos
materiais, foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas – uma com o professor
D. Ray McClellan e outra com Guy Yehuda, ex-aluno do professor Avrahm Galper – e
um questionário foi respondido pela professora Kelly Burke. A partir disso, foi possível
analisar e descrever a abordagem pedagógica de cada professor, obtendo-se desta
forma, subsídios para a reflexão sobre as possibilidades da prática do warm up no
cotidiano do clarinetista. Entre as particularidades encontradas nas abordagens dos
materiais didáticos, destacam-se a importância do desenvolvimento da sonoridade no
registro chalumeau e da abordagem off beat 2341 (GALPER, 1999), a flexibilidade na
mudança do registro médio através da técnica “Thing” e a abordagem técnica das
escalas de Labanchi-Weber (McCLELLAN, 1986), além dos exercícios para a mão
esquerda e direita e da abordagem de técnicas expandidas (BURKE, 1995). Observase também que não há um pensamento único em relação ao warm up para clarineta e o
tripé sonoridade, técnica e articulação formam a base para o desenvolvimento de uma
rotina da prática de warm up. Por fim, salienta-se a relevância de estabelecer conexões
entre as habilidades desenvolvidas e o repertório a ser estudado. | por |
dc.contributor.referee1 | Bellochio, Cláudia Ribeiro | |
dc.contributor.referee2 | Loss, Andre da Silveira | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Ursula Rosa da | |
dc.contributor.referee4 | Barbosa, Joel Luís da Silva | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2420177584198455 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Artes | por |
dc.publisher.initials | UFSM | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |