Abordagens pedagógicas de Warm Up para clarineta: análise de materiais didáticos
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Data
2019Primeiro membro da banca
Bellochio, Cláudia Ribeiro
Segundo membro da banca
Loss, Andre da Silveira
Terceiro membro da banca
Silva, Ursula Rosa da
Quarto membro da banca
Barbosa, Joel Luís da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A prática de rotina do warm up para o clarinetista traz inúmeros benefícios como a
preparação mental para a performance, o aquecimento físico, a revisão dos
fundamentos da execução em clarineta e maior consistência na performance (BURKE,
1995). Neste sentido, este estudo objetivou compreender as abordagens pedagógicas
de warm up para clarineta de experientes professores, Avraham Galper (1999), D. Ray
McClellan (1986) e Kelly Burke (1995), com base em seus materiais didáticos.
Especificamente, buscou-se conhecer como cada professor estrutura a temática de
warm up; analisar quais elementos cada autor enfatiza no processo de warm up e
refletir sobre a execução destes elementos técnico-musicais na prática cotidiana de
warm up do clarinetista. Trabalhos de Clark (1983), McClellan (1987), Kycia (1999),
Schmidt (2001), Cheeseman (2001), Dees (2005), Gunlogson (2006), Miller (2010),
Pavlovski (2012), Eastwood (2015), Araújo (2016) e Tse (2018) na área da pedagogia
da clarineta fundamentaram esta investigação. A pesquisa, de abordagem qualitativa,
desenvolveu-se por meio do método de estudo de caso múltiplo (YIN, 2005), no qual
foram analisados três materiais didáticos de warm up para clarineta. Além dos
materiais, foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas – uma com o professor
D. Ray McClellan e outra com Guy Yehuda, ex-aluno do professor Avrahm Galper – e
um questionário foi respondido pela professora Kelly Burke. A partir disso, foi possível
analisar e descrever a abordagem pedagógica de cada professor, obtendo-se desta
forma, subsídios para a reflexão sobre as possibilidades da prática do warm up no
cotidiano do clarinetista. Entre as particularidades encontradas nas abordagens dos
materiais didáticos, destacam-se a importância do desenvolvimento da sonoridade no
registro chalumeau e da abordagem off beat 2341 (GALPER, 1999), a flexibilidade na
mudança do registro médio através da técnica “Thing” e a abordagem técnica das
escalas de Labanchi-Weber (McCLELLAN, 1986), além dos exercícios para a mão
esquerda e direita e da abordagem de técnicas expandidas (BURKE, 1995). Observase também que não há um pensamento único em relação ao warm up para clarineta e o
tripé sonoridade, técnica e articulação formam a base para o desenvolvimento de uma
rotina da prática de warm up. Por fim, salienta-se a relevância de estabelecer conexões
entre as habilidades desenvolvidas e o repertório a ser estudado.
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