O trabalho colaborativo entre a gestão e a comunidade escolar em uma escola pública de Santa Maria
Resumo
Este trabalho está vinculado ao Curso de Especialização em Gestão Educacional, tem por objetivo investigar como é realizado o trabalho colaborativo entre gestores e comunidade escolar para que aconteça um melhor desempenho dos alunos. Como metodologia de pesquisa utiliza-se o estudo de caso, e abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados utiliza-se um questionário composto por quatro questões. Os sujeitos de pesquisa são gestores que trabalham em uma escola pública do município de Santa Maria, foram convidados 3 (três) gestores para participarem do estudo, mas só 2 (dois) deram retorno. Utilizamos os estudos de Bardin (2011), para a análise de conteúdo. Para alcançar os objetivos, foi necessário realizar estudos bibliográficos sobre a gestão escolar, analisar o que os colaboradores da pesquisa pensam sobre as reuniões pedagógicas, assim como a participação da comunidade escolar. Para o desenvolvimento da fundamentação teórica utilizou-se os seguintes autores: Banks (2009), Ferreira (2006), Freire (2001), Hargreaves (1998), Libâneo (2003), Minayo (1994), Paro (2001), Vieira (2007) entre outros. A oportunidade de estudar sobre a gestão escolar proporcionou encontrar respostas para as indagações que originaram essa proposta de pesquisa. Mostrando ao decorrer da pesquisa o quanto é importante o gestor trabalhar de forma colaborativa com todos os sujeitos que estão inseridos na escola. A participação dos gestores foi de suma importância para a pesquisa, uma vez que sem eles não seria possível realizar esse trabalho. Conclui-se que os gestores têm uma função essencial para que a comunidade escolar participe dos eventos que ocorrem na escola, com essa participação ocorrerá mudanças positivas na educação, já que esses sujeitos constroem a realidade escolar.
Coleções
- Gestão Educacional [289]
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