Descobrindo os jogos tradicionais: jogo da memória digital como dinamizador de conhecimento na educação física escolar
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Data
2022-02-11Primeiro membro da banca
Jaeger, Angelita Alice
Segundo membro da banca
Almeida, Marcos Teodorico Pinheiro de
Terceiro membro da banca
Camargo, Maria Cecília da Silva
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta pesquisa surgiu e se desenvolveu a partir do questionamento: de que modo o jogo digital pode se tornar uma ferramenta pedagógica para o ensino e aprendizagem do conteúdo jogos tradicionais (JTs) na educação física escolar? Tal indagação permeia as inquietações do pesquisador no decorrer da sua trajetória acadêmica em busca de refletir alternativas na propagação dos jogos, bem como a relevância de construir recursos metodológicos para sua a prática e utilização na educação, vinculando às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). Assim, como objetivo geral, propomos: desenvolver um jogo da memória digital que tematize e dinamize os jogos tradicionais vivenciados no Rio Grande do Sul (RS) como ferramenta pedagógica para a educação física escolar. E mais especificamente: a) Identificar os jogos tradicionais a serem incluídos no jogo da memória digital; b) Descrever os processos utilizados na idealização, construção, testagem e adequação do jogo da memória digital; c) Realizar experimento inicial do jogo da memória digital com alunos(as) e professores(as) nas aulas de educação física da educação básica de Santa Maria. O caminho metodológico desenvolveu-se em duas etapas: (1) Fase Exploratória: vinculando eixos teóricos e práticos, deu-se o levantamento bibliográfico sobre os JTs e jogo digitais, interrelacionados pela produção de um jogo da memória digital piloto; (2) Trabalho de Campo: subdivido em 4 fases fundamentais: a) concepção; b) planificação; c) implementação e d) testagem e adequação. A fase d realizou-se por meio de grupo focal e questionários. A criação e o desenvolvimento do jogo da memória digital e do site informativo efetuaram-se a partir de um trabalho multidisciplinar, envolvendo conhecimentos das áreas de educação física, informática e design, as quais formaram o produto final intitulado “Memória dos Jogos Tradicionais”. Ele afigura-se como uma ferramenta pedagógica que contribui significativamente para a educação física escolar por possibilitar: a) conhecer os jogos tradicionais que fazem parte da cultura do RS, e, portanto, dos(as) alunos(as), apoiando a construção do sujeito individual e coletivo; b) visibilizar a diversidade cultural representada nos JTs; c) aprofundar conhecimentos por meio do jogo da memória, que permite visualizar os locais do estado onde os JTs são preponderantemente vivenciados, suas descrições, os modos de praticá-los, imagens e vídeos ilustrativos e as fontes bibliográficas que embasaram as informações presentes; d) acesso livre e gratuito; e) inclusão do jogo tradicional como conhecimento da educação física escolar; f) estímulo à vivência dos jogos e à construção de materiais; e, fundamentalmente, g) ampliar ainda mais a diversão, poder de fascinação, diversidade, sociabilidade e conhecimento proporcionados pelos JTs na educação física escolar e na escola.
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