Robótica educacional na formação continuada de professores: inovação nas práticas educativas da educação básica
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Data
2021-11-30Primeiro coorientador
Schneider, Daniele da Rocha
Primeiro membro da banca
César, Danilo Rodrigues
Segundo membro da banca
Bernardi, Giliane
Metadata
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Essa pesquisa tem como objetivo analisar de que forma a inserção da Robótica
Educacional (RE) na formação continuada de professores potencializa a inovação
das práticas educativas. Para isso, foram organizados dois ciclos de formações com
professores da rede pública municipal de Cachoeira do Sul - Rio Grande do Sul -
que possuem matrículas nas escolas contempladas do Programa de Inovação
Educação Conectada. Trata-se de uma pesquisa-ação do tipo qualitativa, cuja
delimitação, organização e análise dos dados foram mediadas por três matrizes
cartográficas: a Matriz Dialógico-Problematizadora, a Matriz Temático-Organizadora
e a Matriz Temático-Analítica. Para obtenção dos dados produzidos, foram utilizados
os planejamentos de aula, a observação participante e a entrevista semiestruturada;
a posteriori, foram organizadas três categorias para análises e discussões:
“Percepção dos professores frente as Tecnologias Educacionais: Necessidade de
Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP) no processo de ensino-aprendizagem”;
“Robótica Educacional: Desafios e potencialidades no processo de ensinoaprendizagem
na educação básica”; e “Políticas Públicas Educacionais: Inovar para
democratizar o ensino-aprendizagem”. No decurso da pesquisa, são observadas as
questões éticas, respeitando a privacidade dos colaboradores que consentiram com
a sua participação. O embasamento teórico está pautado nos estudos de Papert
(1985), Tripp (2005), César (2013), Mallmann (2015) e D’Abreu (2018), entre outros.
Frente a isso, compreende-se que a RE, quando utilizada em programas de
formação continuada, potencializa a inovação das práticas educativas na educação
básica. As produções desenvolvidas durante as formações, compartilhadas como
Recurso Educacional Aberto (REA), mobilizam práticas inovadoras ao possibilitar
acesso e adaptações, democratizando o processo de ensino-aprendizagem.
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