Políticas públicas para inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva: análise de uma experiência em escola pública estadual no RS
Resumo
Esta pesquisa trata da implementação de políticas públicas de inclusão de alunos surdos ou com deficiência auditiva no contexto de uma escola pública, sendo desenvolvida como um estudo de caso. O objetivo principal foi analisar a implementação, nesta Escola, da Política Nacional de Inclusão vigente no país. Investigou-se como esta Escola vivencia o paradigma da inclusão escolar. Como objetivos específicos, analisou-se quantos são os alunos com esta deficiência na referida Escola, quais as necessidades de recursos e de materiais. Verificou-se a formação específica dos docentes para efetivarem esta inclusão nas classes de ensino regulares, bem como se aqueles professores com alunos em processo de inclusão; se sentem preparados para a vivência do paradigma de inclusão escolar dentro de uma perspectiva de gestão democrática em educação, o que pressupõe a participação dos sujeitos envolvidos na definição e implementação de políticas. Por se tratar de um estudo de natureza qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de questionários e envolveu a análise do Projeto Político-pedagógico da Escola. A partir da análise dos dados levantados neste trabalho, pode-se concluir que para ocorrer uma inclusão com qualidade devem ser implementadas as políticas de inclusão existentes, visando ao pleno desenvolvimento dos alunos e alunas surdos ou com deficiência auditiva.
Coleções
- Gestão Educacional - EaD [1010]