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dc.contributor.advisorSilveira, Sidnei Renato
dc.creatorCavazin, Jucélia
dc.date.accessioned2022-05-02T22:15:42Z
dc.date.available2022-05-02T22:15:42Z
dc.date.issued2020-12-08
dc.date.submitted2020-12-08
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/24227
dc.description.abstractThis paper presents a case study, involving the application of the Scratch tool to learn programming in elementary school, at Zenir Ghizzi da Silva High School, located in Trindade do Sul-RS. Scratch was sought, as it is being used a lot for educational purposes in the world, mainly in the construction of computational thinking, development of logical reasoning with greater ease and, widely used in programming learning. Scratch is an excellent tool, especially for those who have difficulties learning basic programming concepts with activities that require creativity and logic, intellectual development, autonomy and communication. Data collection occurred with the development of activities with Scratch. It was observed that the Scratch program provided students with a motivating environment, and positive results in the sense that they could effectively develop skills when interacting collectively and individually to carry out the activities. Everyone was attentive to the activities, collaborating with colleagues in the development of ideas in the projects, they had some difficulties regarding the use of Scratch tools, but they also showed easiness in some of them. It was noticed that Scratch proved to be a driving tool in terms of motivation, interest and creation of computational intelligence in students.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.titleUm estudo de caso envolvendo pensamento computacional e o uso do Scratchpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãopor
dc.degree.localPolo da UAB de Sarandi/RSpor
dc.degree.graduationLicenciatura em Computação EaD - UAB/UFSMpor
dc.description.resumoEste artigo apresenta um estudo de caso, envolvendo a aplicação da ferramenta Scratch para o aprendizado de programação no Ensino Fundamental, na escola de Ensino Médio Zenir Ghizzi da Silva, localizada no município de Trindade do Sul-RS. Buscou-se o Scratch, pois está sendo muito utilizado para fins educacionais no mundo, principalmente na construção do pensamento computacional, desenvolvimento do raciocínio lógico com maior facilidade e, muito utilizado no aprendizado de programação. O Scratch é uma excelente ferramenta, principalmente, para aqueles que possuem dificuldades em aprender conceitos básicos da programação com atividades que exigem criatividade e lógica, desenvolvimento intelectual, autonomia e comunicação. A coleta de dados ocorreu com o desenvolvimento de atividades com o Scratch. Observou-se que a programação Scratch proporcionou aos alunos um ambiente motivador, e resultados positivos no sentido de que eles puderam efetivamente desenvolver habilidades ao interagir de forma coletiva e individual para a realização das atividades. Todos se mostraram atenciosos às atividades, colaborando com os colegas no desenvolvimento de ideias nos projetos, tiveram algumas dificuldades quanto ao uso das ferramentas do Scratch, mas também demonstraram facilidades em algumas delas. Percebeu-se que o Scratch se mostrou uma ferramenta impulsionadora no aspecto motivacional, de interesse e de criação da inteligência computacional nos alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.unidadeUFSM Frederico Westphalenpor


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