Um estudo de caso envolvendo pensamento computacional e o uso do Scratch
Resumo
Este artigo apresenta um estudo de caso, envolvendo a aplicação da ferramenta Scratch para o aprendizado de programação no Ensino Fundamental, na escola de Ensino Médio Zenir Ghizzi da Silva, localizada no município de Trindade do Sul-RS. Buscou-se o Scratch, pois está sendo muito utilizado para fins educacionais no mundo, principalmente na construção do pensamento computacional, desenvolvimento do raciocínio lógico com maior facilidade e, muito utilizado no aprendizado de programação. O Scratch é uma excelente ferramenta, principalmente, para aqueles que possuem dificuldades em aprender conceitos básicos da programação com atividades que exigem criatividade e lógica, desenvolvimento intelectual, autonomia e comunicação. A coleta de dados ocorreu com o desenvolvimento de atividades com o Scratch. Observou-se que a programação Scratch proporcionou aos alunos um ambiente motivador, e resultados positivos no sentido de que eles puderam efetivamente desenvolver habilidades ao interagir de forma coletiva e individual para a realização das atividades. Todos se mostraram atenciosos às atividades, colaborando com os colegas no desenvolvimento de ideias nos projetos, tiveram algumas dificuldades quanto ao uso das ferramentas do Scratch, mas também demonstraram facilidades em algumas delas. Percebeu-se que o Scratch se mostrou uma ferramenta impulsionadora no aspecto motivacional, de interesse e de criação da inteligência computacional nos alunos.
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