A importância dos jogos digitais educacionais na alfabetização dos alunos com deficiência intelectual
Resumo
Este artigo apresenta um estudo de caso compreendendo a aplicação de jogos educacionais digitais no processo de alfabetização e letramento dos alunos com deficiência Intelectual. O estudo de caso foi realizado com educadores das séries iniciais, por meio da aplicação de jogos educacionais digitais, visando ao desenvolvimento de estratégias lúdicas e concretas que são imprescindíveis nos processos de ensino e de aprendizagem. O estudo de caso foi realizado na Escola José Cañellas localizada no município de Pinheirinho do Vale - RS, no nível I do Ensino Fundamental, na turma do 1º Ano. Os resultados obtidos revelam que os recursos de informática, atendendo às individualidades dos estudantes, utilizados de forma intencional, sistematizada e por meio da mediação pedagógica, configuraram-se como instrumentos pedagógicos interessantes para a aprendizagem dos estudantes com deficiência intelectual, uma vez que são capazes de motivá-los à aprendizagem, além de inseri-los no universo da informática e do conhecimento, de forma lúdica e ativa.
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