Equilíbrio em rede de transportes através de modelagem: um estudo de caso na cidade de Cachoeira do Sul
Resumo
A modelagem de equilíbrio em redes de transportes é aplicada em redes do sistema viário de forma a se buscar alternativas para uma melhor fluidez do tráfego de veículos nas cidades, diminuindo os congestionamentos e reduzindo o tempo de deslocamento dos automóveis nos trajetos habituais em horário de pico, que são os períodos críticos dos tempos de viagem durante o dia. Este tipo de estudo é pouco utilizado no Brasil, porém é importante que seja aplicado a fim de se atingir os objetivos necessários de uma boa fluidez no trânsito das cidades. Sabendo-se que a grande maioria das cidades não possui um planejamento prévio a sua construção, o equilíbrio em redes de transportes auxilia para que os impactos dos maus dimensionamentos e a falta de um estudo característico para cada região seja amenizado e promova uma reorganização e possíveis alterações na plataforma de rolamento, para que os gargalos que geram congestionamentos sejam eliminados. O estudo foi realizado na cidade de Cachoeira do Sul, é pioneiro na região e teve como teste operacional a supressão do estacionamento de uma das vias centrais e mais movimentadas da cidade, transformando-a em pista dupla. Os resultados deste estudo indicam que a transformação do estacionamento em faixa adicional de tráfego de veículos aumenta a capacidade da via e elimina os gargalos de congestionamento no local por um período satisfatório de tempo.
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