Panorama da STEM Literacy nas pesquisas de Educação STEM
Visualizar/ Abrir
Data
2022-03-14Primeiro membro da banca
Arroio, Agnaldo
Segundo membro da banca
Güllich, Roque Ismael da Costa
Terceiro membro da banca
Pessano, Edward Frederico Castro
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A Educação STEM ao longo dos últimos 20 anos tem conquistado espaço nos ambientes escolares por todo o mundo, devido a importância que as áreas que compõem seu acrônimo, Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática, têm para a sociedade contemporânea, incluindo o Brasil, ainda que timidamente. Dentre os objetivos da Educação STEM, autores como Zollman (2012), Bybee (2013), Li et al. (2019) e Leung (2020) destacam a STEM Literacy como sendo o seu cerne, e por isso, compreendê-la torna-se essencial para que sejam realizadas mudanças em prol da Educação STEM, principalmente porque ambos os termos são codependentes, ou seja, sofrem influência um do outro. Assim, nesta pesquisa foram estudadas as temáticas que fundamentam a Educação STEM e a STEM Literacy, bem como a dinâmica entre os dois termos, a fim de vislumbrar o panorama da STEM Literacy no contexto brasileiro a partir das pesquisas nacionais sobre a temática. Logo, este estudo corresponde a uma pesquisa aplicada, de cunho qualitativo e caráter descritivo-exploratório, organizada em três etapas a saber: (1) realização de uma análise acerca da STEM Literacy no cenário mundial, a partir de materiais disponibilizados pelo Portal de Periódicos CAPES e pela BDTD, para compreender como esse termo é apresentado aos pesquisadores brasileiros; (2) avaliação dos pressupostos da STEM Literacy das produções nacionais sobre a Educação STEM, por meio das publicações disponíveis no Portal de Periódicos CAPES e na BDTD, para compreendermos como os nosso pesquisadores interpretam essa abordagem e; (3) investigação dos objetivos e projeções para a STEM Literacy a partir dos estudos delimitados pelos grupos de pesquisa cadastrados no Diretório do CNPq. Os resultados obtidos nesta pesquisa, demonstram que no cenário mundial não há um consenso sobre a conceituação da STEM Literacy e que a base desta está alicerçada nos sujeitos (estudantes, professores) envolvidos no processo de ensino e aprendizagem. Também se constata que a STEM Literacy almeja a democratização e equidade da Educação STEM, valorizando além dos aspectos conceituais, os aspectos procedimentais e atitudinais relacionados aos temas e problemas que perpassam a Educação STEM. Para isso, faz-se necessário domínio cognitivo, psicomotor e afetivo-emocional acerca das situações abordadas pelas áreas STEM, sobressaindo a essencialidade da resolução de problemas, da investigação, da formulação de hipóteses e testagem das mesmas para a construção do conhecimento nas áreas STEM, no desenvolvimento de competências e habilidades, bem como a importância dos 4Cs (criticidade, colaboração, comunicação e criatividade), os quais são elencados como fundamentais para todo e qualquer cidadão do século XXI. Ademais, ficou nítido como os diferentes conceitos existentes influenciaram os trabalhos desenvolvidos. Já na realidade brasileira, às publicações revelaram que o Brasil tem um longo caminho a percorrer acerca dos trabalhos sobre a Educação STEM, pois ainda não possui estudos focados em compreender a STEM Literacy, mesmo que apresente indícios desse termo nos estudos realizados e nas próprias políticas públicas educacionais vigentes, que regem o sistema de ensino nacional.
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: