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dc.contributor.advisorFreitas, Soraia Napoleão
dc.creatorLeitão, Cristine Lorentz de Carvalho
dc.date.accessioned2016-12-28T12:37:02Z
dc.date.available2016-12-28T12:37:02Z
dc.date.issued2004
dc.date.submitted2004
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2441
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial, RS, 2004.por
dc.description.abstractThis paper shows a study of one young man with Down Syndrome. It aims to demonstrate how to integrate him in different social environments through his experiences with other people with the same syndrome. He was chosen because he had difficulties to adapt in the group. The Functional Curriculum was used to develop the skills and the participation of this young man into integrating and natural environments. The departure point of it was his relationship with his family and classmates. These provided the activities more delightful and challenging. The skills that were worked are the ones required for his social life. Among them are: his personal hygiene, tight his shoe laces, put sugar in his juice, fix himself a lunch etc. For a satisfactory results its is essential that the environment provides pleasure, satisfaction and that the person feels confident and integrated in the group. It was realized that, independently of the age and for how long the person was socialy excluded it is always possible to give him/her a normal social life. As a result it is necessary to invest in a individual or group development. The rhythm is slow but the evolutive process is constant as long as we work with coherence, perseverance and last but not least beliving in the learners potentialities. A intenção desta pesquisa foi investigar a possibilidade de trabalhar com jovens com Síndrome de Down (SD) em ambiente natural, com vistas a atender suas necessidades práticas da vida, seu desenvolvimento pedagógico, sem esquecer sua satisfação pessoal, uma vez que a inclusão escolar, muitas vezes, apresenta um currículo rígido que não permite a adaptação de pessoas com Síndrome de Down. Para a realização deste estudo buscou-se motivação no Currículo Funcional, como facilitador do desenvolvimento de habilidades essenciais, e a participação em uma grande variedade de ambientes integradores. Desta forma, as habilidades essenciais serão aquelas, freqüentemente, exigidas no ambiente doméstico e na comunidade que, se não realizadas pelo jovem, alguém terá que fazer por ele.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectSíndrome de Downpor
dc.titleSíndrome de Down e currículo funcional: transformando "dever" em prazerpor
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especialpor
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa-ação com um jovem com Síndrome de Down, que convivendo com outros jovens, também com Síndrome de Down, busca sua inserção nos mais diferentes ambientes sociais. A escolha do sujeito dessa pesquisa deu-se em função das dificuldades encontradas na adaptação do mesmo, no convívio de mais de dois anos com esse “jovem” , através de encontros diários, em grupo. Em turno oposto, aconteciam mais três atendimentos individuais na semana. Para a realização dessa pesquisa usou-se o Currículo Funcional como suporte no processo, tanto pedagógico como social. Partiu-se das relações com os familiares e colegas para proporcionar ambientes que estimulassem a aprendizagem significativa, tornando as atividades mais agradáveis e desafiadoras. O Currículo Funcional facilitou o desenvolvimento de habilidades essenciais e a participação desse jovem, muitas vezes parcial, em ambientes naturais integradores. Desta forma, as habilidades funcionais são aquelas exigidas, principalmente, no ambiente doméstico e, também, na vida social, que, se não cumpridas de forma autônoma, alguém terá que auxilia-lo na execução, ou até mesmo, realizá-las. Elas compreendem o desempenho das atividades diárias que são exigidas durante toda a vida, que vão desde ações de higiene pessoal, atar o cadarço de seu sapato, até mesmo adoçar seu suco e arrumar seu lanche. No Currículo Funcional é muito importante que os ambientes proporcionem satisfação, confiança, aumentando sua auto-estima e percebendo-se parte integrante do grupo. Com esta pesquisa, percebeu-se que, independente da idade e do tempo em que uma pessoa fique parcial ou totalmente excluído dos ambientes relativos à sua faixa etária, sempre é possível conquistar uma vida mais adequada à cultura presente na nossa sociedade. Assim, é preciso investir no desenvolvimento, seja individualmente, ou em grupos. Mesmo em ritmo lento, o processo evolutivo é constante, desde que trabalhado com coerência, persistência e, principalmente, acreditando nas potencialidades dos educandos.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Educação Especial [20]
    Coleção de trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Especial

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