Professores enquanto membros de categorias profissionais: um estudo sobre identificação e envolvimento com o trabalho no meio público
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Data
2020-03-04Primeiro membro da banca
Moreira Junior, Fernando de Jesus
Segundo membro da banca
Faller, Lisiane Pellini
Metadata
Mostrar registro completoResumo
A identificação com a categoria profissional é a soma da identidade pessoal e de suas
identificações socias (Mael e Ashforth, 1992), assim como o envolvimento com o trabalho é o
grau em que a situação do trabalho é central para a pessoa e sua identidade (LAWLER; HALL,
1970, p. 310). O objetivo deste estudo constituiu em verificar quais as relaçãoes entre
identificação e envolvimento com o trabalho dos professores da rede pública e municipal de
ensino utilizando a Teoria de Resposta ao Item. Para tanto, foi realizada uma pesquisa aplicada
e descritiva, de caráter quantitativo.
O meio de coleta de dados foi o questionário estruturado em torno das seguintes escalas: Escala
de Identificação Organizacional (EIO) de Oliveira (2008), a Escala de Envolvimento com o
Trabalho (EET) de Siqueira (2008) e o Diagrama Visual de Medida de Identidade
Organizacional de Bergami e Bagozzi (2000), validado no Brasil por Faller (2017). Este estudo
contou com a participação de 505 professores de 44 escolas públicas de ensino fundamental do
município de Santa Maria –RS.
Os dados obtidos foram analisados através de estatísticas descritivas dentro da Teoria de
Resposta ao Item (TRI) através do Modelo de Resposta Gradual (MRG). Os principais
resultados demonstram que a EIO e a EET são adequadas para análises de dados utilizando o
MRG da TRI. O índice médio de identificação com a categoria profissional encontrado através
da EIO é 3,22, sugerindo que os professores tem a sua identificação com a categoria profissional
apoiada em crenças e valores ou, foi construída ao longo de sua interação com outros
professores e na vivência do ambiente escolar. A EET mostra uma média de 4,60, demonstrando
que os valores apontam certa indiferença ou desconfiança, mesmo assim, em outra seção do
questionário, as respostas obtidas representam um grau positivo de envolvimento com o
trabalho. No Diagrama Visual de Medida de Identidade Organizacional os resultados mostram
uma média de 5,05, isso demosntra que os professores tem um índice positivo de identificação
com a categoria profissional.
Este estudo contribuiu para ampliar os conhecimentos acerca dos constructos e levantamento
de informações junto aos professores. Acredita-se que esse trabalho possa servir de base para
elevar os índices de identificação com a categoria profissional e envolvimento com o trabalho.
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