Matemática e educação ambiental no ensino fundamental: a construção de cisternas e as relações de proporcionalidade
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Data
2022-03-04Primeiro membro da banca
Schnorr, Carlos Eduardo
Segundo membro da banca
Rachelli, Janice
Metadata
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Em caráter mundial, mas principalmente no Brasil, tornam-se cada vez mais urgentes políticas públicas para conservação e preservação do meio ambiente. Pensando nisso, entende-se que a escola tem papel fundamental na educação e conscientização ambiental. Neste sentido, o presente trabalho tem por objetivo avaliar as contribuições no processo de ensino e aprendizagem do conteúdo de proporcionalidade, a partir de uma proposta didática que envolve educação ambiental e matemática e a construção de cisternas. No estudo, alunos do 9º ano de uma escola municipal de ensino fundamental da cidade de Porto Alegre desenvolveram um projeto referente à utilização da água e à construção de maquetes de cisternas com o objetivo de estudar o conteúdo de grandezas proporcionais. Foi realizada uma pesquisa experimental com duas turmas. Na primeira turma (C31- Grupo Controle), o conteúdo de grandezas proporcionais foi tratado de forma mais tradicional por meio de exposição de conteúdo no quadro e utilização do livro didático. Na segunda turma (C32 - Grupo Experimental), os estudantes realizaram uma pesquisa com a comunidade escolar sobre o gasto de água; estudaram as cisternas e as grandezas proporcionais; construíram suas próprias maquetes de cisternas fazendo a discussão das grandezas e das proporções no processo; por fim, deram aulas para estudantes menores e construíram mini cisternas, como item permanente para a escola. Os dados para a pesquisa foram analisados de forma quantitativa a partir da aplicação de duas provas de conhecimento em ambas as turmas, a primeira no início e a segunda após implementação do projeto. Foram pontuadas as resoluções corretas, a identificação do tipo de proporção e o método aplicado. Na primeira avaliação o método predominante utilizado por ambos os grupos foi a regra de três, enquanto que na segunda avaliação os resultados mostraram o aumento de aproximadamente seis vezes o uso das propriedades de grandezas proporcionais pelo grupo experimental. Ambos os grupos obtiveram melhores resultados na identificação e resolução das questões sobre proporcionalidade inversa. No contexto geral, o grupo experimental apresentou melhor desempenho na identificação, manipulação e aplicação dos conceitos matemáticos. De maneira complementar, foi realizada uma pesquisa qualitativa através de uma pesquisa de opinião para saber quais os elementos foram mais motivadores para cada grupo e qual turma sentiu-se mais motivada durante a aprendizagem. As respostas ao questionamento permitiram concluir que o grupo experimental teve uma experiência mais significativa, sentiram-se motivados fazendo parte de uma equipe e contribuindo com a escola e com a comunidade.
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